Votorantim Cimentos e Juntos Somos Mais estimulam varejo da construção sobre boas práticas em diversidade e inclusão

Programa de Capacitação veicula conteúdos para mais de 30 mil varejistas e balconistas sobre temáticas de equidade racial e de gênero, inclusão LGBT+ e de pessoas com deficiência
Divulgação/Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos, empresa internacional de materiais, minerais e soluções, e a Juntos Somos Mais, companhia que gere o maior programa nacional de fidelidade do varejo de material de construção, iniciaram nesse mês uma ação que visa educar profissionais que atuam em pequenas e médias lojas de materiais de construção sobre boas práticas em diversidade e inclusão.

O programa de capacitação “Papo de Balcão”, dentro do Juntos Somos Mais, é direcionado aos proprietários de varejo e balconistas e adicionou a sua à programação os temas de equidade racial e de gênero, inclusão LGBT+ e de pessoas com deficiência. Os vídeos são estrelados pelo personagem Zé Pilar e trazem dicas para a melhora da rotina desses profissionais. Após assistirem ao conteúdo, nos primeiros 15 dias de veiculação, os profissionais do varejo respondem a um quiz que os auxilia a acumular pontos no programa de fidelidade.

O “Papo de Balcão” é acessado, em média, por mais de 30 mil pessoas mensalmente e seu acesso é exclusivo para proprietários e balconistas de lojas que participam do programa de fidelidade. Os conteúdos são produzidos pela Votorantim Cimentos e veiculados na plataforma do Juntos Somos Mais.

A estreia do primeiro “Papo de Balcão” focado em diversidade e inclusão é neste mês com o tema de equidade de gênero em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, que ocorreu em 8 de março. As próximas temáticas serão trabalhadas nos meses relativos a outras importantes datas comemorativas, que são o Dia Mundial do Orgulho LGBT (28 de junho), o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), respectivamente.   

“Diversidade e inclusão é uma agenda prioritária que já trabalhamos com nossos empregados e empregadas com uma série de sensibilizações internas. Agora, aliados aos Juntos Somos Mais, estamos ampliando essas discussões para um importante público da nossa cadeira de valor, que são os pequenos e médios varejistas.  Queremos promover uma sociedade mais justa e igualitária e sabemos que temos o papel importante na mudança cultural no setor do varejo da construção”, afirma a gerente geral de Marketing e Desenvolvimento Técnico de Mercado da Votorantim Cimentos, Graciela Mognol.

“Nosso propósito é o de fortalecer o varejo da construção civil e transformar a vida dos profissionais. Neste contexto, promover o “Papo de Balcão” voltado a temas atrelados à diversidade é uma maneira de cumprirmos com o nosso propósito capacitando este público em pautas tão importantes e que fazem diferença direta nos resultados de suas lojas. O próprio vídeo traz um dado super interessante da McKinsey sobre como as empresas que possuem pelo menos uma mulher em seu quadro de executivos são 30% mais lucrativas”, diz Téia Lo-Ré, head de Comunicação de Loyalty da Juntos Somos Mais.

Diversidade e inclusão na Votorantim Cimentos – A realização dos novos episódios do “Papo de Balcão” é uma iniciativa que reforça o compromisso da Votorantim Cimentos com diversidade e inclusão. A empresa possui a meta de atingir 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres no Brasil até 2030. Hoje, desenvolve um Programa de Diversidade e Inclusão em que trabalha a diversidade como estratégica e chave para inovação e construção de resultados. Quanto mais diverso o time, maior a chance de um conhecimento amplo e maior a criatividade e o potencial de inovar. Em 2018, a empresa construiu e divulgou seu Manifesto pela Diversidade, visando fortalecer que a diversidade e inclusão devem fazer parte do dia a dia da organização e que todos devem respeitar as diferenças e características de cada um.   

Em 2019, foi firmado um compromisso global de diversidade, no qual está reforçado o repúdio a qualquer ação discriminatória em razão de gênero, orientação sexual, raça, idade, orientação religiosa e deficiência.  O texto foi fixado em todas as unidades da empresa no mundo e no mesmo ano, a empresa lançou uma Cartilha de Diversidade que esclarece uma série de conceitos e condutas para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo.  Neste documento, está definido que para a Votorantim Cimentos diversidade significa “somar pessoas diferentemente iguais”. É não fixar um padrão e ter mente e coração abertos para respeitar ideias, opiniões e identidades diferentes.  

A empresa também trabalha com grupos internos de aliados e aliadas nos pilares de Pessoas com Deficiência; Gênero (com foco no empoderamento feminino); Raças (foco em população negra); e LGBT. Além disso, são realizadas jornadas de sensibilização interna sobre temas de inclusão, que ganharam força em 2020 com o lançamento da iniciativa #PodeEntrar. As lives internas contavam sempre com o CEO Global e convidados externos. A empresa também tem utilizado processos de recrutamento e seleção, principalmente de porta de entrada, como exemplos de diversidade e inclusão, como seleção de Programa de Trainee às cegas.

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é, hoje, uma das maiores empresas internacionais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 13 bilhões em 2019. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br

Sobre a Juntos Somos Mais

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com os sócios Gerdau e Tigre, o Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, a Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando o varejista e os profissionais de obra. Atualmente, no programa, há mais de 25 empresas líderes em seus segmentos juntamente com mais de 85 mil lojas e mais de 500 mil profissionais. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais e adquiriu parte da Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Saiba mais por meio do site oficial: www.juntossomosmais.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também