Vai até 31 de maio exposição de trajes tí­picos germânicos em Blumenau

Um prato cheio para quem aprecia indumentária típica, pesquisa e história é a iniciativa que o Eintrachtvolkstanzgruppe (Grupo Folclórico Alemão Eintracht) traz a Blumenau. Em uma nova exposição de traje típico alemão, o grupo buscou a versatilização do uso do traje Braunschweigerlandestracht, utilizado pelo Eintracht, em homenagem a Dr. Blumenau e ao senhor Alberto Liesenberg (in memoriam), padrinho cultural do grupo. A mostra pode ser visitada no Museu dos Clubes de Caça e Tiro até 31 de maio, de terça a sábado, das 10h30 às 16h30, com entrada gratuita e aberta à comunidade.

A iniciativa faz parte do projeto Dança… Vida, Amor e Interação!, que é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente ao Edital Número 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz. "O projeto também leva um pouco da dança e da música folclórica alemã a deficientes visuais e idosos, além de fomentar atividades culturais ligadas à preservação de usos e costumes alemães", explica a coordenadora do Eintracht, Jane Mary Schmitz Liesenberg.

O projeto tem alguns objetivos, entre eles o de preservar a originalidade dos trajes que compõem o acervo do Eintrachtvolkstanzgruppe; pesquisar peças originais, valorizando a indumentária; apresentar danças e trajes autênticos para o público; versatilizar o uso das indumentárias conforme a ocasião, ou seja: ocasião formal – traje de Festa/Gala, evento popular – traje de domingo, além de ampliar os estudos sobre este traje que provém da localidade onde viveu o fundador do munícipio, Dr. Blumenau.

Facebook: www.facebook.com/eintrachtvolkstanz

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também