Itapema realiza ações para fortalecer agroturismo    

Esta foi a primeira ação de atividades realizada em conjunto com a Acolhida na Colônia, associação de agricultores familiares

31.03.2019

Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico realizou na sexta-feira (29) uma visita técnica com empresários e profissionais ligados ao turismo rural para conhecer as atrações oferecidas no Pesque e Pague Luau da Barra, localizado na Estrada Geral Alto Areal, em Itapema/SC.

Esta foi a primeira ação de atividades realizada em conjunto com a Acolhida na Colônia, associação de agricultores familiares destinada ao desenvolvimento do agroturismo. Os treinamentos e consultorias são realizados através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para os empresários de Itapema que desejam seguir os moldes propostos pela associação.

Os visitantes foram recebidos com um café da manhã. Após, realizaram uma visita por toda a propriedade para conhecer seus atrativos. Depois do almoço, o grupo se dividiu em dois para fazer um diagnóstico do empreendimento. Pontos positivos e pontos e pontos a melhorar foram sugeridos entre os presentes.

Para a proprietária do Pesque e Pague Luau da Barra, Angela Maria Cazali, a realização do diagnóstico foi positiva. “Gostei muito desta avaliação e pretendo cada vez mais investir em minha propriedade para melhor atender ao público. Este projeto só veio a somar com o meu empreendimento”, diz.

A secretária de Turismo, Noeli Thomé, descreve a importância deste dia para os empresários do agroturismo. ”Esse primeiro passo do diagnóstico é muito importante para Itapema porque é a avaliação da estrutura e do potencial de cada propriedade. É a vontade de bem receber. Isto é muito valioso para o desenvolvimento de uma rota sustentável e  ecológica. Um momento marcante para estas pessoas da área rural que querem que seu negócio progrida cada vez mais. E vai dar certo sim, pois temos público e produto”,  afirma a secretária.

Sobre a Acolhida na Colônia

A Acolhida na Colônia é uma associação de agricultores familiares destinada ao desenvolvimento do agroturismo. Através dela, pequenos agricultores passaram a oferecer, em suas propriedades, atividades de hospedagem, alimentação, venda de produtos e lazer. Esta atividade permitiu a geração de trabalho e renda no meio rural, sobretudo para as mulheres, contribuindo para sua autonomia. Atualmente, mais de 140 propriedades são associadas à Rede Acolhida na Colônia, distribuídas em mais de vinte municípios.

A técnica da Acolhida na Colônia, Lucilene Assing, revelou que ficou surpreendida com o potencial de Itapema. “A área rural da cidade é extensa. Existe muita área verde e mata preservada. Itapema não é apenas a orla do mar, pois a cidade também é rural. Existe criação de animais e muita produção”, finaliza.

Fonte: O Atlântico

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(47) 99262-4189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: