Igreja Matriz de Itajaí receberá maior destaque com revitalização

25.04.2019

O maior cartão postal de Itajaí ganhará uma nova moldura. Todo seu entorno será renovado. O projeto de revitalização do Largo da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento inclui modificação na praça Irineu Bornhausen, jardim Pio XII e no espaço público entre as ruas João Bauer e Frederico Augusto Luiz Tieme. Os investimentos de até R$ 5 milhões na área de mais de 12 mil quilômetros quadrados implantarão paisagismo, espelhos d’água, iluminação, pavimentação, playground e readequação viária.

Reformulado pela última vez na década de 1990, o projeto trará melhorias na infraestrutura para moradores e turistas, destacará a Igreja Matriz como monumento e favorecerá também outros prédios históricos como o Palácio Marcos Konder e a Casa da Cultura Dide Brandão.

A reurbanização dará uma nova cara ao Centro de Itajaí e complementará as modificações da avenida Marcos Konder e ruas Hercílio Luz e Brusque, garantidas pelo financiamento internacional. Parte da obra no Largo da Matriz também está inserida no financiamento e já está em processo de licitação. A expectativa é que as obras iniciem até junho.

“As nossas transformações em toda Itajaí partem das questões de mobilidade urbana, mas passam também pelos aspectos de uma nova urbanização dos espaços públicos. Estamos construindo uma cidade em movimento, mais bela e organizada”, afirma o prefeito Volnei Morastoni. “Queremos entregar este espaço aos itajaienses como presente de Natal”, finaliza Volnei.

Mais detalhes do projeto
As modificações passam por um novo alinhamento de eixos das ruas Brusque, João Bauer e Frederico Augusto Luiz Tieme até a construção de três espelhos d’água. O piso será trocado para paver e rebaixado para travessias e uso compartilhado de vias. O espaço também contará com dois playgrounds , novos bancos e canteiros.

Projetado para favorecer a acessibilidade, todo o paisagismos será modificado, assim como a iluminação para ressaltar a beleza e magnitude da arquitetura da Igreja Matriz. A iluminação será periférica e a arborização contará com 57 novas árvores, para chegar ao total de 78.

Além da igreja, outros monumentos que compõem o cenário serão preservados. O obelisco, estátua de Irineu Bornhausen e o monumento a Nossa Senhora de Fátima permanecerão no mesmo lugar. Já a Cruz, o obelisco do Rotary e coelho de páscoa serão realocados no ambiente, assim também os pontos de ônibus e de táxi.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, sendo aprovado pelos conselhos de patrimônio de Itajaí e Santa Catarina e conta com o aval da Paróquia do Santíssimo Sacramento. 

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(47) 99262-4189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: