Transporte coletivo volta a circular em Blumenau com horários reduzidos

O transporte coletivo voltou a circular nesta terça-feira (25) em Blumenau, no Vale do Itajaí, com horários reduzidos. O transporte estava suspenso desde 14 de julho. No início da manhã, o movimento de passageiros era tranquilo em um dos terminais da cidade. Essa semana, a prefeitura também iniciou barrerias sanitárias educativas contra o coronavírus na cidade.

Os ônibus irão circular de segunda à sexta-feira em três períodos: das 5h30 às 8h30, das 11h30 às 14h30 e das 16h30 às 19h30. Aos fins de semana haverá transporte apenas aos trabalhadores da saúde.

Segundo a prefeitura, a frota reduzia é apara evitar circulação de pessoas que não precisem usar o trasporte coletivo para trabalhar ou ir ao médico e também por causa da atual capacidade de atendimento da empresa, que teve queda de arrecadação.

Blumenau tem 7,8 mil diagnosticados com Covid-19 e 112 mortes pela doença. Em todo estado, são 133,5 mil casos e 2.066 mortes, segundo boletim divulgado na noite de segunda-feira (24).

O transporte está suspenso na cidade desde 14 de julho. Antes o transporte coletivo já havia retornado. Uma portaria do governo de Santa Catarina deixa aos municípios a decisão sobre a circulação do transporte coletivo nas cidades durante a pandemia do coronavírus.

Além do transporte municipal, os ônibus interestaduais e intermunicipais também voltam a circular em Blumenau.

Devido ao risco de contágio e contaminação, fica proibido o uso do transporte coletivo pelos idosos acima de 60 anos.

A prefeitura deve avaliar o retorno nos próximos dias. Regras sanitárias devem ser seguidas pelos funcionários do transporte e também pelos passageiros, como o uso de máscara e capacidade de 60% de ocupação.

Os terminais vão ter que ter álcool em gel 70%, as janelas dos ônibus precisam estar abertas, a limpeza dos terminais e também dos ônibus deve ser frequente. O pagamento só pode ser feito com cartão.

Em todas as plataformas dos terminais, haverá demarcações no chão sinalizando o distanciamento social mínimo de 1,5 metro entre os passageiros, para organizar filas ao acessar os ônibus.

Corredores de ônibus
Com o retorno do transporte coletivo, os corredores de ônibus nas ruas de Blumenau voltam a ser exclusivos para esses veículos. A exceção é o corredor da Avenida Martin Luther, que segue liberado para todos os veículos por tempo indeterminado.

Barreiras sanitárias
A prefeitura de Blumenau também iniciou esta semana uma força-tarefa para fazer barreiras educativas contra o coronavírus em dois locais na cidade das 13h às 17h.

O trabalho com 10 profissionais deve ocorrer na Rua Itajaí e na Rua Dr. Pedro Zimmermann, além de locais com grande fluxo de veículos nos bairros.

A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) deve aplicar uma pesquisa para conhecer as pessoas, o motivo do deslocamento e se já tiveram contato com o vírus. Se necessário, a Central de Controle Operacional (CCO), que monitora os casos de Covid-19, será acionada.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também