Teleconsultoria reduz em 20% as filas de espera por especialistas em Itajaí

11.06.2019

Implantado há pouco mais de um mês, o serviço de Teleconsultoria já registrou resultados positivos em Itajaí – município pioneiro na região a utilizar a ferramenta online. A tecnologia permitiu uma redução de quase 20% nas filas de espera para consulta especializadas em ortopedia, endocrinologia, reumatologia e dermatologia em apenas 45 dias.

Ao todo, os médicos das unidades de saúde fizeram 441 solicitações de teleconsultoria no período. A maior demanda foi na área da ortopedia, que contabilizou 289 pedidos. Com a tecnologia, ocorreu uma redução de 22% no número de pacientes na fila de espera por consultas especializadas em ortopedia, passando de 6.392 pacientes em abril para 4.951 em junho.

Na área da endocrinologia, a redução da fila foi ainda maior: 47%. Os números passaram de 1.341 pacientes para 700 no início deste mês. Além do uso da teleconsultoria, também está sendo feito trabalho de avaliação de todos os pacientes que estão da fila de espera pelo setor de Regulação da Secretaria de Saúde de Itajaí, verificando casos em que a consulta não é mais necessária para agilizar os atendimentos.

“A implantação desta tecnologia para saúde pública de Itajaí significa um grande avanço, pois já está possibilitando dar vazão às filas de espera que chegavam a dois anos em algumas especialidades. Além disso, a teleconsultoria evita exames desnecessários e qualifica os profissionais médicos da Atenção Básica. Todos os envolvidos neste processo saem ganhando”, afirma a secretária de Saúde de Itajaí, Sandra Ávila.

Treinamento
Além do benefício para a população, a teleconsultoria também está proporcionando novas capacitações aos profissionais da rede municipal de saúde. Em abril, quase 200 servidores participaram de treinamento para começar a usar a teleconsultoria.

Neste mês, a Secretaria de Saúde realizou uma capacitação sobre Exame Físico Ortopédico. O treinamento foi ministrado pelos médicos ortopedistas Vitor Corotti e Celso Kessler com o objetivo de qualificar a avaliação dos médicos da Atenção Básica para solicitar a teleconsultoria. Cerca de 60 profissionais participaram do curso.

Fonte: Secretaria de Saúde de Itajaí

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(47) 99262-4189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: