Empresas catarinenses são destaque no ranking das melhores de TI para trabalhar no Brasil

Conheça as boas práticas de gestão de pessoas que posicionaram 14 companhias de Santa Catarina entre as 135 premiadas pelo ranking GPTW

20.11.2020

O ranking da  15ª edição das Melhores Empresas para Trabalhar em TI 2020, realizada pelo Instituto Great Place to Work (GPTW), foi divulgado na noite desta terça-feira (17/11). Neste ano, foram 508 organizações inscritas e avaliadas segundo critérios como ambiente de trabalho, clima organizacional e práticas de gestão de pessoas. A lista é dividida em três categorias que correspondem a pequenas, médias e grandes empresas. Foram 135 premiadas e Santa Catarina teve 14 representantes no ranking em todas as categorias. Na categoria de 30 a 99 funcionários, a Área Central ficou na 29ª posição. Nas empresas  de 100 a 999 funcionários, a Involves conquistou o 12º lugar, e na categoria acima de 1000 funcionários a Softplan foi a 16ª colocada. Conheça as práticas de gestão de pessoas que levaram essas empresas a serem destaque no prêmio. 

Empresa feita por pessoas 

A Área Central integra a lista das trinta melhores empresas de Tecnologia da Informação para se trabalhar de 2020, na categoria de 30 a 99 colaboradores. A empresa é especialista em tecnologia para centrais de negócios e foi a única do Alto Vale do Itajaí que apareceu no ranking deste ano. Além da conquista nessa categoria, a Área Central também já é certificada por três anos consecutivos, alcançando em 2020 a nota 97. O CEO da empresa, Jonatan da Costa, acredita que o cuidado com as pessoas faz da empresa o que ela é. "Em nossa jornada, construímos uma cultura de pessoas para pessoas, um ambiente inovador, com transparência dos processos, com abertura para que todos tenham voz, e que se sintam produtivos e evoluídos. Todos estes são fatores que resultaram nessa conquista, fazendo jus ao certificado de melhores empresas para se trabalhar", diz. 

A GPTW reconhece, através desse ranking, as empresas que se esforçaram para garantir os melhores lugares para os talentos se desenvolverem em tecnologia, e esse resultado consolida uma prática exercida pela Área Central, que é de contratar profissionais compatíveis com a cultura, pois acreditam que assim os colaboradores se desenvolvem facilmente dentro do que o nosso negócio propõe. "Desde 2012 estamos construindo nossa cultura e consolidando os valores da Área Central, com foco no bem-estar dos nossos colaboradores. Estar entre as melhores empresas para se trabalhar é um reconhecimento dessa jornada", finaliza o CEO.

Ambiente saudável, diverso e focado nas pessoas

Eleita a 12ª melhor empresa de tecnologia do Brasil na categoria de 100 a 999 colaboradores, a Involves prioriza a experiência da sua equipe e isso faz com que seja reconhecida pelo ranking. Nos últimos quatro anos a companhia apareceu entre as melhores de tecnologia para trabalhar. Fundada em 2009, a empresa, que desenvolve soluções para gestão de trade marketing, apostou desde o início na cultura ética e transparente para criar um ambiente de trabalho saudável e diverso. Em meio à pandemia, foi preciso adaptar a cultura presencial para o digital e encontrar a melhor forma de cuidar das pessoas à distância. "Tive um papo de cultura com nossa equipe e, juntos, lembramos que, especialmente nesses tempos, não existe "Place", mas sim "People". Transformar as interações do presencial para o remoto em uma cultura relacional de calor humano não é um desafio simples e temos muito a aprender sobre isso", explica o CEO da Involves, André Krummenauer. 

Para enfrentar esse desafio a empresa contou com o apoio de involvidos e involvidas, como são conhecidas as pessoas que fazem parte da Involves. Conversas e feedbacks constantes ajudaram a construir as práticas de gestão de pessoas que a empresa criou e adaptou durante o trabalho remoto. A preocupação com o bem-estar do time, considerando sua saúde em todos os aspectos (físico, mental, emocional e financeiro) e suas singularidades, fez com que a empresa mantivesse a união, a comunicação transparente e o respeito. Esses são  pilares fundamentais da cultura, mesmo em momentos adversos. Apesar dos momentos difíceis, a Involves enxerga um cenário positivo para o próximo ano. "Nessa reta final, com nossa positividade, vejo que entraremos em 2021 mais maduros e valorizando ainda mais as pessoas. Estar no top 12 das techs do Brasil é uma grande conquista nesse contexto de superação e virada que o time construiu com muito trabalho", completa André. 

Reconhecimento e oportunidades de desenvolvimento

Um dos motivos que fez a Softplan, uma das maiores desenvolvedoras de softwares do país, ficar em 16º no ranking das melhores empresas de TI com mais de mil colaboradores foi a oportunidade que os Softplayers, como são conhecidos os funcionários, têm de crescer e se desenvolver na empresa. Essa foi a resposta destacada por 42% dos colaboradores para a pergunta "O que te faz ficar na Softplan?" no questionário enviado pelo GPTW. A líder de suporte Iara Jana é uma das pessoas que confirma o resultado. Desde 2012 na empresa, Iara começou trabalhando em uma equipe de implantação e treinamento responsável por um projeto para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Hoje, ela atua na liderança de uma equipe de onze pessoas. "Eu sou uma mulher negra, mãe, tenho 47 anos e sou líder. Estou no movimento contrário às práticas do mercado e todas as estatísticas. Tudo isso é resultado de muito esforço e dedicação, que foram reconhecidos pela empresa", conta.

Recentemente, a Softplan passou por um processo de mudança de marca e atualização dos seus valores e código de cultura. Um deles é o "Softplayers são a nossa base", reforçando o quanto as pessoas são verdadeiramente valorizadas na companhia, já que cada uma delas é responsável por construir e seguir com o legado da Softplan, que já está há 30 anos no mercado. "São os nossos colaboradores que constroem a empresa todos os dias, por isso estamos sempre atentos às pessoas que fazem acontecer aqui do lado de dentro. Estar no ranking como uma das melhores empresas de tecnologia para trabalhar só mostra o quanto estamos no caminho certo", destaca Vanessa Ávila, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Softplan.

Confira todas as catarinenses premiadas no ranking

Categoria de 30 a 99 funcionários: 

6ª Way2

19ª Aurum

23ª Cheesecake Labs

29ª Área Central

Categoria de 100 a 999 funcionários

9ª Teltec Solutions 

12ª Involves

16ª RD

27ª Matera Systems 

45ª Neoway

55ª Pollux

Categoria acima de 1000 funcionários

6ª Hbsis Ambev Tech 

10ª Intelbras

16ª Softplan 

20ª Meta 

Fonte: Assessoria de imprensa

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

47992624189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: