Cidades de SC registram falta de doses de vacina de gripe após 1º dia da campanha

24.03.2020

Pelo menos 7 municípios do Vale do Itajaí, Litoral Norte, Norte e Sul do estado estão sem a imunização. Campanha foi antecipada por causa do novo coronavírus.

Pelo menos sete cidades catarinenses registraram falta de doses da vacina contra a gripe após o primeiro dia de campanha, nesta segunda-feira (23). Gaspar, Camboriú, Itapema, Joinville, São Francisco do Sul, Criciúma e Tubarão tiveram o problema. A Secretaria de Estado da Saúde informou em nota que recebeu novo lote nesta segunda e vai disponibilizá-lo nesta terça (24).

A vacina contra a gripe não previne o coronavírus, mas é importante para facilitar o diagnóstico de Covid-19, já que os sintomas das duas doenças são semelhantes. A campanha, que foi antecipada por causa da pandemia, vai até 22 de maio. O Dia D, quando os postos de saúde ficam abertos no sábado, será em 9 de maio.

No final desta notícia, você encontra o calendário das etapas da campanha. Confira abaixo os municípios que tiveram falta de doses nesta segunda.

Vale do Itajaí e Litoral Norte
Em Gaspar, a prefeitura informou que vacinou nesta segunda 40% do público-alvo. Em Itapema, mais de 1,5 mil idosos foram imunizados, inclusive pelo método de drive-thru, em que as pessoas dirigiam até o local e eram vacinadas sem sair do carro ou moto. A Prefeitura de Camboriú não divulgou mais detalhes sobre o primeiro dia da campanha no município.

Norte
Pelo menos 33 mil idosos ainda precisam se vacinar em Joinville, de um total de 46 mil. Além da vacinação nas unidades de saúde, os idosos que estão acamados e em instituições de longa permanência também receberam as doses nesta segunda.

Com a falta de doses, a orientação é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário aguardem antes de sair para vacinar. A secretaria da saúde já solicitou ao estado a reposição do material. Assim que as doses chegarem, será retomado o atendimento aos idosos.

Em São Francisco do Sul, as vacinas também acabaram nesse primeiro dia de imunização. A prefeitura comunicou que as doses que chegariam esse semana terão atraso na entrega.

Sul
Em Criciúma, 9 mil doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas. Profissionais da saúde receberam no fim de semana e os idosos, nessa segunda-feira. As vacinas foram aplicadas em mais de 50 pontos espalhados pela cidade, longe dos postos de saúde, para não ter risco de contaminação com o novo coronavírus.

Em Tubarão, 5 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe nessa segunda-feira, todas a partir de 60 anos de idade. Isso representa 38% do total de pessoas do grupo prioritário.

Por causa da falta de doses, a campanha de vacinação foi suspensa na cidade e não tem uma data exata para recomeçar.

Nota da secretaria
Por nota, a secretaria informou que recebeu nesta segunda uma remessa de 156 mil doses de vacina contra a gripe. Elas estarão à disposição das regionais de saúde a partir desta terça. Em 16 de março, o estado recebeu um lote com 306 mil doses, que foram distribuídas aos municípios.

A nota também esclareceu que o Ministério da Saúde não envia o total de vacinas de uma vez só e, por isso, foi registrada falta de doses em alguns municípios.

Etapas da campanha
1ª fase - a partir de 23/03: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;
2ª fase - a partir de 16/04: professores, profissionais de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
3ª fase - a partir de 09/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Fonte: G1 SC/NSC TV

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

47992624189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: