Católica SC lidera pesquisa para o combate da Covid-19 em Jaraguá do Sul

Católica SC lidera pesquisa para o combate da Covid-19 em Jaraguá do Sul

29.07.2020

Dando continuidade à parceria firmada em abril com a Prefeitura de Jaraguá do Sul e com a ACIJS (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), a Católica SC dará mais um passo na série de ações para o enfrentamento do novo coronavírus, causador da pandemia de Covid-19. Na última terça-feira, 21 de julho, ocorreu o lançamento do Semáforo Covid-19 e da pesquisa, capitaneada pelo centro universitário juntamente com a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

O Semáforo Covid-19 é um painel dividido em quatro estágios: verde, ausência de pandemia; amarelo, para alerta, situação fora da normalidade; laranja, para risco médio; e vermelho, para risco máximo. A graduação do sistema classificatório considera o RT (taxa de contágio) e a capacidade de atendimento do sistema de saúde.

"O Semáforo e os testes vão trabalhar em conjunto, se apoiando mutuamente. Essas iniciativas em parceria demonstram a integração existente entre a associação comercial, a Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária, a prefeitura e a academia. Ficamos muito felizes por poder contribuir com os nossos conhecimentos", avalia o reitor Diogo Richartz Benke. "A partir da pesquisa, teremos uma base sólida não somente para o enfrentamento desta pandemia, mas de outras que possam vir a surgir. Os questionários, permitirão identificar quais são os hábitos, práticas de lazer e locais frequentados por quem está mais suscetível à infecção. Desta forma, podemos trabalhar a prevenção de forma coordenada e estatística, com assertividade na tomada de decisões", acrescenta.

A campanha de testagem impactará cerca de 3 mil habitantes assintomáticos, com coletas em todos os bairros da cidade. 1,5 mil testes serão aplicados na primeira semana de agosto e, após, um intervalo de 10 a 20 dias, a segunda etapa contará com mais 1,5 mil testes. A seleção dos convidados a participar será randômica e levará em consideração critérios como faixa etária, sexo, comorbidade e endereço. Caso o escolhido prefira não passar pela testagem, terá a opção de declinar.

A intenção da amostragem científica e estatística sobre a presença da SARS-CoV-2 na população é, por meio de um algoritmo, permitir antever a realidade dos próximos dias. A inspiração para o desenvolvimento da tecnologia veio de uma ferramenta utilizada na Alemanha, país que tem se destacado nas ações de saúde.

O centro universitário participa da campanha de testagem por meio da atuação no grupo científico; como responsável pela elaboração do projeto; ao fornecer o treinamento para profissionais da área da saúde da prefeitura que vão coletar as amostras e aplicar questionário; e ao viabilizar análise e interpretação dos resultados. A prefeitura é responsável pelas coletas das amostras e logística do processo. E a ACIJS contribui diretamente com o auxílio financeiro para aquisição de kits diagnóstico.

Sobre a Católica SC

A Católica SC é um centro universitário com câmpus em Jaraguá do Sul e Joinville e unidades em Itajaí e Florianópolis. Tem mais de quatro mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância. Em 31 de agosto, completará 47 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá do Sul, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro. 

A unidade em Joinville está localizada no prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade. Tem cursos de graduação e de pós-graduação nas mais diversas áreas e conta com laboratórios e equipamentos de última geração.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Esteves Júnior, 280, Centro.    

Fonte: Assessoria

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

47992624189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: