Revista catarinense retrata a arte circense feminina

A Revista Palhaçaria é produzida em Chapecó e é a única no Brasil, e pioneira no mundo todo, que retrata a exclusivamente a arte circense feminina, com o objetivo de registrar, refletir, divulgar e contribuir para a qualificação do trabalho realizado por mulheres palhaças no Brasil e no mundo. O projeto é assinado por Michelle Silveira da Silva, conhecida no Oeste catarinense, e que se apresenta com o nome de Palhaça Barrica. Visionária, a atriz, que foi a primeira cômica da cidade, percebeu o tamanho da conquista das mulheres no cenário da palhaçaria e decidiu fazer mais por esse espaço.

A revista teve a primeira edição publicada em 2012 e foi se desenvolvendo no decorrer do tempo. A publicação reúne textos produzidos apenas por mulheres, do mundo todo, e reforça a importância da conquista das palhaças. “Nós mulheres palhaças existimos, somos profissionais, desenvolvemos cada uma em seus espaços e comunidades, projetos lindíssimos, dignos de serem registrados e compartilhados, pois certamente servirão de inspiração para muitas pessoas”, comenta Michelle.

A quarta edição da revista, publicada este mês, reuniu produções brasileiras, de Portugal e do México. A revista é bilíngue e terá sua versão em inglês disponibilizada pela internet, para que pessoas do mundo todo possam ter acesso ao conteúdo. Santa Catarina é referência quando o assunto é pesquisa da arte circense feminina e é o único estado que oferece uma rede de encontros e entusiasmo da profissão, a Rede Catarina de Palhaças, além da Rede Nacional de Mulheres Palhaças. O Brasil realiza 14 dos 24 eventos voltados para a palhaçaria feminina no mundo. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também