Rede municipal de ensino de Santa Catarina amplia a utilização de robô na educação infantil

O ROPE é um brinquedo de programar destinado a crianças na faixa etária de 3 a 7 anos que está sendo aplicado nos Núcleos de Educação Infantil de Balneário Camboriú. Até o momento, 1.126 crianças da Educação Infantil participam do programa; mas a meta é que ainda este ano, seja estendido para todas as unidades – Educação Infantil e Fundamental da Rede Municipal, por meio de parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/BC).

Feito de madeira, o ROPE obedece às funções programadas pelas crianças, emite sons e luzes que atraem a atenção dos pequenos. Junto aos robozinhos, os núcleos recebem três tapetes pedagógicos, um com números, outro com formas e o terceiro no formato de uma pequena cidade, que servem como inspiração para os trabalhos.

O brinquedo que auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor possui quatro botões direcionais, que fazem o robô andar para frente, para trás e girar para os lados, além de um botão para a execução dos comandos, luzes e sons que facilitam a compreensão das crianças. O brinquedo inovador permite o uso da tecnologia de maneira divertida e lúdica, sem a necessidade de uso de computadores.

O ROPE, recebeu em 2017, reconhecimento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) por impacto positivo na sociedade e relevância para o desenvolvimento da computação no país. O projeto foi desenvolvido por alunos e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite) da Univali e viabilizado através de parceria com o Ministério Público.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também