Procissão Senhor dos Passos é reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil

O cronograma da Procissão do Senhor dos Passos foi apresentado na manhã desta quinta-feira (28) na Capela Menino Deus em Florianópolis. O evento ocorre nos dias 6 e 7 de abril e este ano recebe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)  o certificado de patrimônio imaterial do Brasil. A expectativa de público é de ao menos 60 mil pessoas. 

"É o único bem de Santa Catarina registrado como patrimônio cultural imaterial em âmbito nacional. Agora, a gente promove ações de salvaguarda, para proteção do bem, para que continue acontecendo nos próximos anos", explicou a superintendente do Iphan Liliane Janine Nizzola. 

A Procissão do Senhor Jesus dos Passos é promovida há 253 anos. Conforme a organização do evento, a imagem foi originalmente destinada a uma capela de Rio Grande (RS), mas o barco que a trazia fez escala em Desterro, hoje Florianópolis. Depois de três tentativas frustradas de seguir viagem para Rio Grande, devido a fortes tempestades, a imagem ficou em Desterro. Os tripulantes do barco interpretaram as tempestades como um sinal de Deus de que a imagem devia permanecer onde estava.

Confira a programação:

Domingo (31)

8h – Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs, na Capela Menino Deus do Hospital de Caridade.

Quarta-feira (3)

19h – Missa e bênção do Santíssimo Sacramento.

Quinta-feira (4)

9h –  Missa e Unção dos Enfermos
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Sexta-feira (5)

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Sábado (6)

7h30 – Missa e Procissão do Carregador.
18h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos.
20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores e da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana.

Domingo (7)

9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.

Segunda (8)

8h30 – Missa de Ação de Graças
Capela Menino Deus do Hospital de Caridade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também