Passeio por Blumenau quer estimular percepção dos sons que são perdidos com poluição sonora

Você conhece as cores, os aromas e os sons que fazem parte da paisagem sonora de sua cidade? Conhece os sons naturais, humanos e mecânicos que permeiam as ruas e as praças? Você consegue escutar os sons da natureza em meio a tantos carros, prédios e pessoas? Se você ficou curioso em conhecer o mundo através dos ouvidos, o projeto Paisagem Sonora lhe convida a fazer parte dessa viagem, onde a escuta ativa será o guia de um passeio diferente pelo Centro de Blumenau, no dia 18 de maio, às 9h, com saída da Fundação Cultural (Rua XV de Novembro, 161). As inscrições podem ser feitas pelo telefone (47) 9 8856-1914.

A caminhada, que durará cerca de uma hora, começa após uma conversa sobre a proposta. Quem dispor de gravador e fone de ouvido poderá levar. Serão disponibilizados dois gravadores para que o grupo possa ter uma apreciação reflexiva e rica de sons. Em caso de mau tempo a oficina será transferida para outra data. O projeto foi idealizado por Bruna Hedler após uma experiência num Passeio Sonoro como este, feito em Curitiba.

Os organizadores buscam compartilhar as paisagens sonoras do Brasil através de documentação audiovisual, oficinas e passeios, estimulando a escuta ativa e consciente. O público alvo são os alunos e professores de escolas públicas e particulares, bem como a comunidade em geral.

A primeira função do projeto está em documentar em material audiovisual as marcas e sinais sonoros das Paisagens Sonoras brasileiras, a fim de contribuir com material histórico, conscientizando as pessoas sobre o aumento da poluição sonora e estimulando a percepção dos sons naturais que são perdidos. A segunda função está em realizar oficinas e Passeios Sonoros com grupos de diferentes idades e espaços, com a finalidade de despertar a escuta ativa e o fazer musical através do estudo da Paisagem Sonora local.

Saiba mais
Projeto Paisagem Sonora Brasil
Local de encontro: Fundação Cultural de Blumenau, no Cine Teatro Edith Gaertner.
Data: sábado, 18 de maio, às 9h
Inscrições: até o dia 17 de maio pelo fone/WhatsApp  (47) 9 8856-1914

Número de vagas: máximo 15/mínimo 5
Valor: R$ 10
Público alvo: livre

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também