Ônibus voltam a circular em Criciúma e outras cidades do Sul de SC

O transporte coletivo volta a circular nesta segunda-feira (24) em Criciúma, Içara e Urussanga, no Sul catarinense. A medida da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) foi tomada após reunião na quarta-feira (19).

Segundo a Amrec, o serviço público é considerado essencial, e por conta disso foi possível ter a liberação apesar de estar classificada em risco gravíssimo para Covid-19 pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), da Secretaria de Estado da Saúde.

"Configura-se como meio de combate ao próprio coronavírus e, também diante do estudo estatístico realizado pela Vigilância Sanitária, que comprovou que a utilização do sistema de transporte público não possui ligação com o número de aumentos de casos de Covid-19", informou.

Em Criciúma, entre as medidas para a retomada do serviço, está a realização diária de procedimentos que garantam a higienização dos veículos e terminais. Uso de máscaras e pagamentos de passagens por meio de cartões. Também é necessária a disponibilização de álcool 70% em todos os veículos e plataformas, para a utilização dos motoristas, cobradores e passageiros.

Ainda de acordo Amrec, o retorno irá obedecer as medidas sanitárias estipuladas em decreto a serem adotadas pelo Sistema de Mobilidade Urbana e pelos passageiros para evitar o contágio e disseminação do novo coronavírus. Além disso, haverá manutenção das medidas de fiscalização e restrições adotadas até o momento.

Entre as ações de enfrentamento para as cidades em risco gravíssimo está o estabelecimento por parte dos prefeitos de prioridades de ação: isolamento social; investigação, testagem e isolamento de casos; reorganização dos fluxos assistenciais; ampliação de leitos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também