Museu de Arte de Blumenau promove workshop de desenho a lápis de carvão dia 25 de março

O Museu de Arte de Blumenau e a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos vão promover um workshop de desenho a lápis de carvão, que será ministrado por Marcelo Costa na próxima segunda-feira, dia 25 de março, das 9h às 17h30, na Fundação Cultural de Blumenau. 

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, dia 22, pelo fone (47) 3381-6176 ou e-mail [email protected] As vagas são limitadas e gratuitas para associados da Bluap. Para não associados o custo é de R$ 50.

O desenho a carvão é uma das técnicas clássicas mais antigas e ao mesmo tempo mais simples. O material é feito de paus de madeira carbonizados, geralmente de ramos de salgueiro, videiras, roseiras. Marcam com facilidade, proporcionando traços amplos e a possibilidade de cobrir grandes superfícies com sombra. Também pode ser usado o carvão acondicionado industrialmente na forma de lápis, ou seja, lápis com minas em carvão.

O professor Marcelo Costa é natural de Pernambuco e dedica-se à arte de desenhar, sendo também retratista. Atua como professor de desenho hiper-realista há oito anos. Em 2007 fez curso de  desenho com Ronaldo Santana e em 2009 participou de curso avançado de desenho-hiper realista com Nelson Alves (nome artístico Nelves). Em 2014, cursou desenho em Recife com Sílvio Malincônico.

Conteúdo programático
9h às 12h:
Os materiais usados na produção de um desenho a lápis de carvão.
Como fazer uma ponta para desenhar.
Como fazer o desenho simplificado com traços subjetivos.
Maneiras de traçar as linhas e diretrizes.
Estudo de luz e sombra.
Como aplicar o verniz e finalizar o desenho.
Preparação para a prática.

13h30 às 17h30
Prática individual a partir de um desenho de fotografia selecionado.
Acabamento, proteção e conservação do desenho.
Encerramento, com entrega de certificados de participação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também