Moradora de Florianópolis registra visita de baleia no litoral catarinense

Com a aproximação do inverno, inicia a expectativa para a chegada das baleias no litoral. Na manhã desta terça-feira (15), a moradora Gianna Moritz conseguiu flagrar o momento em que uma baleia saltou próximo à praia dos Ingleses.

Conforme o Instituto Australis, não foi possível afirmar se realmente se tratava de uma baleia-franca por conta da distância. Porém, com o período de chegada do inverno, é bem possível que seja o primeiro registro da espécie no litoral catarinense, neste ano. As baleias francas já chegaram na Argentina e no Uruguai, o que é considerado normal para esta época.

Em 2018
De acordo com a instituição, em 2018, o primeiro registro no Brasil foi em 16 de maio, em Vila Velha, no Espirito Santo. Em Santa Catarina, o primeiro avistamento foi confirmada em 7 de junho, na praia do Mar Grosso, em Laguna.

Depois do registro em Laguna, ocorreram visitas esporádicas. Uma dessas visitas incluiu a mãe com seu filhote batizados de Zimba e Imbituba, que foram avistados na praia da Gamboa no dia 21 de junho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também