Sebrae/SC entrega Plano de Desenvolvimento Econômico no município de Brusque

26.06.2020

O Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), uma das ações do Programa Cidade Empreendedora, foi entregue ao Prefeito de Brusque, Jonas Paegle, durante uma reunião com as lideranças empresarias e autoridades. Realizado pelo Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Brusque, Acibr e líderes de classe do município, o Plano tem o intuíto de planejar ações de desenvolvimento econômico para aplicar nos próximos quinze anos. 
 
Durante o estudo foi desenvolvido um diagnóstico com análise dos aspectos econômicos dentro de cinco eixos estratégicos: Construção Civil, Inovação, Educação e Tecnologia, Indústria Têxtil, Eletrometalmecânica e Confecção. Em cada eixo foram definidos, junto aos empresários de cada setor, macroestratégias a serem aplicadas para melhorar e impactar diretamente a economia do município.
 
No eixo de Construção Civil, uma das principais ações que está sendo realizada é a criação do sistema “Aprovação Digital”, com o objetivo de realizar pedidos de alvará online para facilitar a vida do empresário do setor junto à municipalidade. No setor de Inovação, Educação e Tecnologia, está em andamento uma pesquisa, aplicada pelo Centro de Inovação, para avaliar a necessidade de mão de obra na área da tecnologia, para que as universidades e escolas ofertem cursos que ofereçam matérias com as necessidades que o setor possuí hoje, além da criação de uma plano de marketing para divulgar Brusque como futuro eixo da tecnologia. Já o setor de Indústria Têxtil criou um comitê para avaliar a questão ambiental das industrias da região, além de criar um projeto para introduzir energia fotovoltaica nas industrias e diminuir o consumo. 
 
Uma das questões mais levantadas em conjunto com o empresariado local e sociedade civil foi a incompatibilidade dos horários das creches com os horários das indústrias têxtil, confecção e eletrometalmecânica. O setor de confecção tomou à frente da ação e está avaliando o que pode ser feito junto a Secretaria de Educação do Município. Já no setor de eletrometalmecânica está sendo feito um diagnóstico em parceria com o SESI SENAI, para buscar capacitações sem custo para que pessoas desempregadas sejam capacitadas para trabalhar neste setor.   
De acordo com a Presidente da Associação Empresarial de Brusque (AciBr), Rita de Cássia Conti, o trabalho contou com a participação de mais de 50 empresários. “O documento se concretizou com a aproximação de empresários e instituições que definiram as melhores estratégias para o desenvolvimento econômico do município. Nós reunimos empresários dentro dos cinco eixos que mais impactam e durante os meses construímos ações para evoluir a cidade. Estou muito feliz com a entrega deste trabalho conjunto”, ressalta. 
 
O Prefeito de Brusque, Jonas Paegle, destaca que o PEDEM é um legado para ser colocado em prática também em outras gestões. “Queremos fazer de Brusque uma referência em desenvolvimento econômico para todo o Brasil, com ações que geram emprego e renda, além de um desenvolvimento sustentável e tecnológico. A união das entidades e da comunidade planejou um estudo para o crescimento do município nos próximos quinze anos”, destaca. 
 
Segundo o Gerente do Sebrae da Foz, Alcides Sgrott Filho, o plano é uma ferramenta muito importante para Brusque, porque conecta poder público, privado e Sebrae. “Queremos fazer funcionar e apostamos muito no município. Com tudo planejado, podemos investir no lugar certo. Nós ouvimos as demandas da comunidade e as lideranças empresariais e chegamos juntos a resultados que irão beneficiar a todos”, comenta. 
 
Cidade Empreendedora
 
O Programa Cidade Empreendedora é um projeto desenvolvimento pelo SEBRAE/SC, em parceria com as Prefeituras, destinado a incentivar o crescimento da economia local através de diversas iniciativas, explorando os potenciais da cidade e protagonizando os micro e pequenos negócios.

Fonte: Assessoria

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

47992624189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: