Procuradores do MPF de SC protestam contra indicação de Augusto Aras à PGR

Ato ocorreu na tarde desta segunda-feira em frente à sede da instituição, em Florianópolis.

10.09.2019

Procuradores da República do Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina fizeram um ato nesta segunda-feira (9) em defesa da independência da instituição e em protesto pela indicação de um procurador-geral da República fora da lista tríplice.

Na última quinta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) indicou para o cargo de procurador-geral, Augusto Aras. Ele assume o lugar de Raquel Dodge. Aras não fazia parte da lista tríplice de nomes sugeridos pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), após eleição. O presidente não é obrigado a escolher alguém da lista, mas a eleição da associação era respeitada desde 2003.

Após o anúncio da indicação do novo procurador, a ANPR divulgou nota e classificou a escolha como "retrocesso democrático e institucional".

Os nove procuradores que participaram do ato em SC fixaram na entrada do prédio do MPF, em Florianópolis, uma faixa com os dizeres: "Lista tríplice para PGR é a independência do MPF levada a sério".

"O procurador-geral da República não deve ter afinidade com o pensamento do presidente da República, assim como não deve ser a dama no tabuleiro de xadrez a servir o rei. O que se coloca agora é a independência do MPF, pela qual estamos lutando", disse o procurador-chefe do MPF em Santa Catarina, Darlan Airton Dias.

De acordo ainda com Darlan, o PGR não deve ser a favor e nem contra o governo, mas deixar de forma clara e transparente o que vai fazer e como vai agir no exercício do cargo.

"O procurador-geral indicado pelo presidente da República não se submeteu ao debate, não apresentou suas ideias e nem sua forma de trabalho, como fizeram os que participaram da eleição para a formação da lista tríplice", apontou.

Os protestos também foram realizados em estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal.

Fonte: G1 SC

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(47) 99262-4189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: