Gastronomia da UniAvan lança série de vídeos gratuitos para quem quer cozinhar e empreender

Gastronomia da UniAvan lança série de vídeos gratuitos para quem quer cozinhar e empreender

31.07.2020

Mais de 95% dos brasileiros estão preparando as próprias refeições em casa durante a quarentena. É o que aponta pesquisa do Instituto QualiBest em parceria com a consultoria de foodservice Galunion. E para tornar este momento na cozinha ainda mais prazeroso e até profissional, o Centro Universitário Avantis – UniAvan lançou uma série de vídeos com o passo a passo de diversas receitas ensinadas por chefs e professores da unidade. Todos os pratos estão disponíveis em uma playlist em youtube.com/c/uniavan.

Unindo o fato de as pessoas passarem mais tempo na cozinha se aventurando em novos dotes culinários, e o ensino remoto imposto pelo distanciamento social, o curso de Gastronomia da UniAvan decidiu unir os ingredientes para fazer um menu especial. As receitas, além de serem conteúdos extras aos acadêmicos estão disponíveis para toda a comunidade, o que pode ser também uma excelente oportunidade para empreender e complementar a renda.

Ao todo, são 15 receitas que vão desde clássicos da culinária internacional como caponata, quiches, tapenade e massa fresca, pratos contemporâneos como um mignon ao molho de chocolate e versões de farofas com castanha de caju, páprica e açafrão, até receitas, a princípio, mais simples como bolo de cenoura, bolo de limão e biscoito de laranja feitos com alguns segredos que tornam os doces inesquecíveis.

Segundo a coordenadora do curso de Gastronomia, Elaine Garcia, a iniciativa foi pensada como um conteúdo extra aos alunos do curso e agora disponibilizado à comunidade. "As receitas foram planejadas com ingredientes de fácil acesso e técnicas que possam ser reproduzidas com equipamentos básicos de cozinha. Além disso, sempre que possível, buscamos trazer opções que possam também ser comercializadas caso alguém deseje empreender e complementar a renda neste momento delicado", destaca Elaine.

O curso de Gastronomia da UniAvan foi reconhecido com conceito 5, nota máxima emitida pela Ministério da Educação (MEC), em 2019. O processo seletivo para 2020/2 já está aberto em uniavan.edu.br.

Pesquisa

A pesquisa do Instituto QualiBest em parceria com a consultoria de foodservice Galunion foi realizada entre os dias 05 e 07 de maio com 1.100 pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais e regiões do país. Este que é o segundo levantamento do gênero desenvolvido desde o início das medidas restritivas de circulação no Brasil aponta que aumentou o número de pessoas que estão cozinhando em casa.
Dos entrevistados, 97% preparam as próprias refeições. Destes, 6% não cozinhavam e agora passaram a se aventurar na cozinha, 39% seguem fazendo a alimentação com a mesma frequência de antes da pandemia, e 48% já tinham dotes culinários, mas aumentaram o tempo cozinhando. A pesquisa mostrou ainda que 4% diminuíram a incidência no preparo da alimentação, 1% não quis mais saber do fogão e 2% não tinham e permanecem sem ter o hábito e o dom de cozinhar. 

A pesquisa está disponível em: https://www.institutoqualibest.com/wp-content/uploads/2020/04/Alimentac%CC%A7a%CC%83o-na-Pandemia-QualiBest-Galunion.pdf

Confira as receitas disponibilizadas pela Gastronomia da UniAvan:

Salgadas:
Quiche de legumes.
Massa fresca com molho de legumes.
Quiche integral de frango com brócolis.
Caponata italiana.
Frango ao curry com arroz de jasmim
Tapenade.
Farofa crocante de açafrão.
Farofa de castanha de caju e páprica defumada.
Filé mignon ao molho de chocolate (disponível em 14/05).
Frango à parmegiana (disponível em 14/05).

Doces:
Bolo de cenoura.
Cuca de rolo com recheio de doce de leite e chocolate.
Bolo de limão.
Biscoito de laranja.
Biscoito de nata (disponível em 14/05).

Fonte: Assessoria de imprensa

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

47992624189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: