Oktoberfest 2019: veja como será o monitoramento de segurança e onde fazer boletim de ocorrência

PM fará fiscalização com drones e câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. Haverá posto da PM e delegacia da Polícia Civil dentro do Parque Vila Germânica.

07.10.2019

A 36ª edição da Oktoberfest de Blumenau, no Vale do Itajaí, começa nesta quarta-feira (9). A Polícia Militar e a Polícia Civil prepararam esquemas especiais para fazer a segurança da festa, que vai até 27 de outubro no Parque Vila Germânica.

Quando procurar a polícia?
O delegado Regional de Blumenau, Egídio Ferrari, orientou que os visitantes da festa procurem a delegacia da Polícia Civil para registrar qualquer ocorrência criminal ocorrida dentro do Parque Vila Germânica, como por exemplo, furto de carteiras, demais pertences, e até abusos.

A delegacia da Polícia Civil ficará em frente ao setor 3. Também haverá uma delegacia móvel na Rua XV de Novembro, onde ocorrem os desfiles.

A Polícia Militar também terá um posto com balcão de atendimento, ao lado da entrada principal. O visitante pode recorrer à PM quando testemunhar uma briga, por exemplo. O comandante do 10º Batalhão da PM, tenente-coronel Jefferson Schmidt, informou que a PM atende todas as ocorrências. "As que não poderem ser atendidas devido a especificidade da ocorrência, daremos competente encaminhamento", diz ele.

Haverá reforço no efetivo policial?
A Polícia Militar vai receber agentes de outras regiões e fará a segurança com 30 policiais durante a semana e 100 nos finais de semana. Os policiais militares extras vão vir de todas as regiões do estado. De acordo com o comandante do 10º Batalhão da PM, será feito revezamento para que não haja baixo efetivo nas cidades que cederem policiais.

As equipes estarão com tablets e smartphones com acesso ao aplicativo da PM para gerenciamento de ocorrências e câmeras acopladas aos coletes, que filmam as abordagens.

Haverá policiais circulando durante a festa?
O comandante do 10º Batalhão da PM afirmou que policiais militares vão circular no pavilhão durante a festa. A organização da Oktoberfest informa também que 270 agentes de segurança privada vão transitar no Parque Vila Germânica e na Rua XV de Novembro, onde serão os desfiles. Haverá também 70 brigadistas. Esses profissionais atuarão todos os dias enquanto a festa estiver ocorrendo.

Onde posso registrar um boletim de ocorrência?
Para registrar um boletim de ocorrência, por exemplo, em caso de furto, haverá a delegacia da Polícia Civil dentro do Parque Vila Germânica, em frente ao setor 3. Durante os desfiles, que ocorrem na Rua XV de Novembro, o visitante poderá recorrer à delegacia móvel que será montada no local.

Fora desses locais, a Central de Plantão Policial funciona 24 horas por dia. Ela fica Rua Adolfo Freygang, 87, no bairro Garcia. O telefone é (47) 3326-1190.

A Polícia Militar também terá um posto com balcão de atendimento ao lado da portão principal de acesso da Oktoberfest.

Como será feito o monitoramento?
A PM fará o monitoramento de pontos estratégicos da cidade e da área do evento será feito com câmeras que possuem a tecnologia de reconhecimento facial. Dessa forma, poderão ser identificadas pessoas com mandados de prisão ativos. O comandante explicou que essa câmera funciona com inteligência artificial, não é necessário um policial para selecionar os rostos a serem verificados. O equipamento faz isso de forma automática e avisa caso alguém tenha uma mandado de prisão ativo.

Os policiais militares também farão sobrevoos com drones no entorno do Parque Vila Germânica, e na Avenida XV de Novembro nos dias de desfile. Um dos equipamentos terá uma câmera especial que permite a aproximação da imagem em 30 vezes.

Além disso, os equipamentos de gravação no entorno da festa terão leitura de placas de veículos. Isso ajudará a PM a monitorar o trânsito local e a verificar, em tempo real, veículos com registro de roubo ou furto. As 120 câmeras serão acessadas pelos policiais em um posto de comando avançado.

Se eu me machucar dentro da Oktoberfest, quem devo procurar?
Há uma enfermaria no setor 3, conforme a organização da festa. Haverá duas ambulâncias: uma unidade básica e outra avançada.

Se eu perder algum pertence, terá um setor de achados e perdidos?
O setor de achados e perdidos funciona dentro da delegacia, de acordo com a organização da festa. Quem perdeu algum pertence, deve ir até esse local.

Se você achar um objeto de outra pessoa, pode entregar na delegacia da Polícia Civil. Dentro do Parque Vila Germânica, ela fica em frente ao setor 3. Na Rua XV de Novembro, será na delegacia móvel.

Fonte: G1 SC

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(47) 99262-4189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: