Florianópolis recebe o maior evento de infraestrutura do setor aquaviário do país 

Na próxima segunda e terça-feira, especialistas estarão reunidos na Capital para debater sobre engenharia portuária, navegação e hidrovias, dragagem, processos hidrodinâmicos e sedimentares, meio ambiente e marinas e cruzeiros

02.11.2019

Nos dias 4 e 5 de novembro, Florianópolis irá sediar o Portos e Costas Brasil 2019, o maior encontro técnico sobre a infraestrutura do setor aquaviário do país. Durante os dois dias de evento, seis grandes temas serão abordados em 27 palestras e discussões técnicas. Os mais renomados profissionais do setor irão falar sobre engenharia portuária, navegação e hidrovias, dragagem, processos hidrodinâmicos e sedimentares, meio ambiente e marinas e cruzeiros. A programação completa pode ser acessada pelo www.portosecostas.com.br e as inscrições podem ser feitas nos dias do evento no Il Campanário Resort, em Jurerê Internacional.

O tema de abertura do evento será a engenharia portuária, que contará com 5 palestras, entre elas "A Importância da Engenharia Portuária no Desenvolvimento Nacional", que terá como palestrante Julio Cesar de Souza Dias, da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

Para falar sobre navegação e hidrovias, o destaque é palestra ministrada pela convidada Cinthya Lopes, da Simwave B.V. Ela irá falar sobre "Simulações de manobras de navios para análise e proposição de soluções aos desafios da navegação na atualidade". Ainda no primeiro dia, o tema dragagem estará presente em palestras como "Marine ingenuity: environmental engineering", ministrado por Jurre de Vires, da Van oord.

No segundo dia de evento, Suzana Beatriz Vinzon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, palestrará sobre "Estudo da lama fluída no contexto do building with nature", dentro da temática de Processos Hidrodinâmicos e Sedimentares.

O segundo dia de programação ainda terá em pauta o meio ambiente e marinas e cruzeiros. No primeiro, Eduardo Andreus, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, irá falar sobre os "Aspectos técnicos abordados no licenciamento ambiental de portos no Estado de Santa Catarina". Sobre marinas e cruzeiros, Leandro 'Mané' Ferrari, da Santur, terá como norte de sua palestra o tema "Um mar de possibilidades".

Carolina Piccoli, representando a PIANC Internacional, também é presença confirmada. Desde 2013, ela participa ativamente da Comissão de Jovens da PIANC (TP-Com), e hoje faz parte do conselho da comissão na posição de Vice-Presidente Regional para as Américas. No Portos e Costas 2019, Carolina palestrará sobre "A importância do estabelecimento de uma Seção Nacional da PIANC no Brasil".

De acordo com Maurício Torronteguy, sócio diretor da Atlântico Sul Consultoria, empresa realizadora do evento, o Portos e Costas Brasil 2019 busca fomentar o networking e o intercâmbio de conhecimento. "O evento é o maior encontro técnico do Brasil relacionado a infraestrutura do transporte aquaviário e vai reunir representantes dos setores público e privado, bem como da comunidade acadêmica. Por isso, apostamos que essa será uma oportunidade única de discussão e de troca sobre os principais desafios e conquistas do setor", afirma Maurício.

Fonte: Assessoria

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: