Crianças de São José podem participar de oficinas gratuitas de inovação e empreendedorismo

O projeto piloto envolverá 70 participantes de 8 a 12 anos de São José e Florianópolis

14.03.2019

Uma ação conjunta entre universidade, poder público e organizações da sociedade civil levará lições de empreendedorismo e inovação a crianças de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social, a partir do dia 20. O projeto piloto envolverá 70 participantes de 8 a 12 anos de São José e Florianópolis, com capacitação de professores para estender o alcance a quase 1.500 crianças.

A Feirinha de Inovação e Empreendedorismo Mirim é uma ação do programa Esag Kids, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O projeto tem a parceria da Prefeitura de São José, com metade da turma piloto formada por alunos da rede municipal. A outra metade é de crianças atendidas pelo Instituto Guga Kuerten, Instituto Pe. Vilson Groh e Lar Recanto do Carinho, todos de Florianópolis.

Para marcar o lançamento da parceria, a Prefeitura de São José receberá nesta sexta-feira, 15, às 10h, o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, o pró-reitor de extensão, Fábio Napoleão, e o coordenador do programa Esag Kids, Eduardo Jara. Eles entregarão ao vice-prefeito Neri Amaral o certificado de Cidade Amiga do Futuro, celebrando a parceria. Também participam da entrega a secretária de educação, Lilian Boeing, e o secretário de desenvolvimento econômico e inovação, Waldemar Bornhausen Neto.

Oficinas

O projeto levará as crianças da turma piloto a participar de oito oficinas temáticas ao longo do ano. Nessas oficinas, os alunos aprenderão de forma prática e lúdica sobre empreendedorismo, programação, planejamento, educação fiscal, liderança, ética, inovação e economia criativa. Eles terão o apoio de estudantes de graduação em Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas da Udesc Esag.

As oficinas serão realizadas em diferentes locais, oferecidos por parceiros do projeto. A ideia é que as crianças conheçam espaços públicos relevantes que contribuem para o desenvolvimento regional em um ecossistema empreendedor. Ao final, uma feira apresentará projetos desenvolvidos pelas crianças ao longo das oficinas, com o apoio de mentores.

A primeira das oficinas, sobre empreendedorismo, será realizada em 20 de março, no auditório da Udesc Esag, em Florianópolis

Também participarão do projeto (com o apoio de professores capacitados pelo programa Esag Kids) alunos de uma escola municipal em Canelinha (SC) e de uma escola estadual em Erechim (RS) – em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) – e crianças atendidas pelos Projeto Surfando para o Futuro de Itacaré (BA) e da Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (Aebas), de Florianópolis.

Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do programa de extensão Esag Kids, professor Eduardo Jara, pelo e-mail [email protected]

Fonte: Udesc Esag

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(47) 99262-4189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: