Ensino infantil no ambiente online é o tema da Live-e da Coree International School

Dando sequência ao projeto Live-e, a Coree International School aborda um tema desafiador para estudantes e famílias neste novo cenário em que todos vivemos: “O ambiente online e a particularidade do ensino infantil às séries iniciais”. A partir das 19h30 desta quinta-feira, dia 27, a pedagoga Lurdes Prestes fala sobre o assunto no Instagram da Coree, @coreeschool.

Ensinar sem as interações presenciais, as quais os estudantes, professores e familiares estão acostumados, é um grande desafio. Mas ensinar estudantes de 2 a 10 anos de idade no ambiente online é um desafio ainda maior. Quanto menor for a idade da criança, maior a necessidade de um adulto próximo que possa ajudá-la a utilizar a plataforma. Por isso é tão importante que a escola tenha um olhar cuidadoso para as especificidades de cada faixa etária.

Segundo Lurdes, a Coree International School desenhou três diferentes cronogramas e modelos de aprendizagem de acordo com cada faixa etária dos estudantes. Nesse processo, considerou não apenas as necessidades da criança e sua autonomia em relação ao uso de ferramentas digitais, mas também a rotina familiar dos estudantes. Para isso, foram aplicados questionários com as famílias para entender suas necessidades e rotinas, e o cronograma de interações foi estabelecido a partir deste levantamento.

“Quando a escola valoriza e respeita as singularidades de cada etapa, ela está promovendo, facilitando e incentivando a participação dos estudantes nesse momento de interações online”, afirma Lurdes.

Para entender como os estudantes e familiares estão se adaptando ao modelo de ensino online, desde a primeira semana de estudos remotos, a Coree organizou uma agenda de atendimentos individuais e trocas de feedbacks.

Regularmente, professores conversam com os estudantes para fornecer informações, orientações e avaliações quanto à evolução do aprendizado de cada um. A família costuma também participar desse momento e troca impressões com a escola. Dessa forma, o processo vai se ajustando para a todos da melhor forma possível.

“A família já tinha grande importância antes da quarentena, agora ela tem seu papel ressignificado. O adulto não precisa se preocupar em antecipar conhecimentos, ele ajuda nutrindo a paixão e o desejo que é natural das crianças”, finaliza Lurdes. Sobre esses e outros pontos é que Lurdes falará na live de quinta-feira. 

Saiba mais sobre Lurdes Prestes

Lurdes Prestes é pedagoga pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com pós-graduação em Educação com Ênfase no Ensino Bilíngue pela Sociesc. Na Coree International School é coordenadora Early Years & Elementary School.

Serviço
O quê: Live-e “O ambiente online e a particularidade do ensino infantil às séries iniciais”, com Lurdes Prestes
Onde: no Instagram da Coree International School (@coreeschool)
Quando: dia 27 de agosto 
Horário: 19h30

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também