Dia Internacional da Dança é celebrado com atividades culturais em Florianópolis

O dia 29 de abril foi declarado em 1982 pelo CID (Comitê Internacional de Dança) e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura) como Dia Internacional da Dança. A data foi escolhida para homenagear o aniversário do bailarino francês Jean-Georges Noverre. Conhecido pela obra “As cartas sobre a dança”, Noverre costumava levar seus alunos às ruas para estudar os movimentos corporais das pessoas que transitavam. Em Florianópolis, o Movimento Ilha em Dança celebra a data com aulas, espetáculos, palestras e oficinas em diferentes locais da cidade entre os dias 24 e 29 de abril.

As atividades destacam a importância e o valor da dança como forma de promover a diversidade de expressões culturais mobilizando artistas, simpatizantes e gestores a reconhecerem a importância desta arte como força unificadora.

O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e organização da Empoderarte, com apoio também da Setorial da Dança e da Fundação Franklin Cascaes e do Centro de Artes da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Destaques da programação

A programação inclui espetáculos como “1717”. Coreografado por Ricardo Tetzner, o espetáculo de dança de salão fala de Nossa Senhora Aparecida, símbolo de devoção católica. A montagem será apresentada no Teatro Ademir Rosa nesta quinta-feira (25), às 21h.

A peça recebeu Chancela Cultural e Artística do Pontifício Conselho do Vaticano, sendo apresentada em Roma. No Brasil foi apresentada mais de 40 vezes. O espetáculo também integra a programação do 1º Libras em Dança, festival realizado pelo Programa de Extensão Sinaliza Udesc: Arte e Formação.

No sábado (27) o coreógrafo Alejandro Ahmed e o grupo Cena 11 participam de uma mostra de vídeo e workshop na Casa da Memória, às 10h. A companhia de dança contemporânea atua em Florianópolis desde 1993, com técnicas que misturam as relações entre corpo, ambiente e objetos.

Serviço:

O quê: Movimento Ilha em Dança
Quando: de 24 a 29/4
O quê: Espetáculo 1717
Quando: 25/4, 21h
Onde: Teatro Ademir Rosa, Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: Gratuito
O quê: Workshop com Alejandro Ahmed e o grupo Cena 11
Quando: 27/4, 10h
Onde: Casa da Memória, R. Padre Miguelinho, 58, Centro, Florianópolis
Quanto: Gratuito
Programação disponível em: Movimento Ilha em Dança

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também