Micro torrefação de Blumenau é uma das 17 selecionadas para projeto nacional de apoio à cadeia do café especial

Soul Cafés & Companhias faz parte do projeto Adote uma Micro Torrefação, que vai aliar produtores, torrefações e cafeterias para buscar fortalecer mercado atingido pela pandemia
Marcelo Ricci e Patrícia Gonçalves são os especialistas do Soul Cafés & Companhias – Divulgação

Fortalecer a cadeia dos cafés especiais no Brasil e tentar minimizar os impactos da pandemia nos pequenos negócios do setor são os objetivos da campanha Adote uma Micro Torrefação. Realizada pelo Sebrae e pela Probat Leogap, com apoio de alguns dos maiores especialistas do país, a ação conta com um participante blumenauense: o Soul Cafés & Companhias é um dos 17 selecionados entre mais de 40 inscritos. 

A seleção dos participantes aconteceu através de uma banca que levou em consideração o uso de cafés com alta pontuação, histórico de capacitação dos pontos de vendas, utilização de equipamentos dedicados à torra de cafés especiais e controle de qualidade. 

Na prática, as micro torrefações selecionadas compraram grãos de café de um dos produtores mapeados de uma das cinco regiões de origem controlada no Brasil. Por fazerem parte do movimento, elas receberam o dobro do seu pedido. Depois de feita a torra, a venda para cafeterias segue o mesmo preceito: a cada pacote vendido, outro será entregue sem custos. A contrapartida dos pontos comerciais é entregar mais conhecimento para o consumidor sobre a bebida que está consumindo e, assim, gerar ganhos para todos. 

De acordo com Patrícia Gonçalves, uma das fundadoras do Soul Cafés & Companhias, a iniciativa impacta de forma positiva a cadeia e ajuda o consumidor a diferenciar os espaços que valorizam todas as etapas que antecedem a xícara. “Quando opta por ir a uma cafeteria que está alinhada com a terceira onda do café, o consumidor está escolhendo fortalecer micro torrefações e produtores que têm a qualidade do produto como principal interesse. Ao entender que a bebida que está sendo consumida carrega não só notas sensoriais, mas toda essa dedicação e embasamento, ele amplia a percepção de valor e certamente se torna um adepto dos cafés especiais por todas essas motivações”, explica. 

O café selecionado pelo Soul Cafés & Companhias é da Fazenda Limeira, que fica na região paulista de Alta Mogiana. A variedade Catuaí Amarelo ganhou, através da torra, notas de mel e melado, se tornando um café encorpado e doce. O lançamento acontece na quinta-feira (15), nas cafeterias que servem os cafés torrados pela micro torrefação. 

O que é uma micro torrefação?

O processo de produção de café inicia nas fazendas. Lá, os frutos dedicados ao café especial são colhidos de forma cuidadosa, com rígido controle de qualidade – são os grãos chamados isentos de defeitos. Verdes, eles chegam às micro torrefações, que é onde eles ganham notas sensoriais acentuadas de acordo com o conhecimento técnico e o desejo dos especialistas. Depois, já selecionados e torrados, os grãos chegam às cafeterias para serem moídos e preparados de acordo com o consumo.

Enquanto o processo de torra nas micro torrefações dedicadas à terceira onda do café é realizado de acordo com as características de cada grão visando destacar as virtudes do grão sem defeitos, nos rótulos comerciais – geralmente encontrados em supermercados – o processo é padronizado e prioriza pelo amargor excessivo para mascarar deformidades no produto. 

Sobre o Soul Cafés & Companhias 

Reconhecido por produtores nacionais pelo protagonismo na terceira onda do café em Santa Catarina, o Soul Cafés & Companhias é uma micro torrefação e casa especializada em café que fica em Blumenau (SC). 

Na torrefação, são criados produtos tendo como matéria-prima grãos de produtores que se especializaram no movimento de cafés especiais de todo o Brasil. Na loja, são 13 métodos de preparo e sempre três grãos diferentes. A cafeteria abre de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e fica na Alameda de Serviços do Ibiza Trade & Financial Center (Rua Doutor Léo de Carvalho, 74). 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também