Itajaí terá dois mutirões de limpeza das águas no fim de semana

Ações ocorrerão de forma simultânea na manhã de sábado (18), uma delas no Rio Itajaí-Açu e outra na Praia do Atalaia.
Divulgação/Assessoria

A cidade de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, é um dos municípios brasileiros que irá acolher neste sábado (18) o movimento global “World Cleanup Day”, cujo propósito é realizar mutirões de limpeza em praias e rios. O município terá duas ações ocorrendo de forma simultânea: no Rio Itajaí-Açu no entorno da Marina Itajaí e na Praia do Atalaia. No ano passado, 43 toneladas de lixo foram coletados e mais de 11 milhões de pessoas em 166 países participaram da ação.

“O movimento World Cleanup Day surgiu em 2008 na Estônia, a partir de uma ação desenvolvida pela Fundação Let’s Do It para limpar o país inteiro em apenas 5 horas, com a ajuda de cerca de 50 mil pessoas. Aos poucos o movimento se expandiu para outros países, tornando-se em 2018 um movimento global. Agora, em sua quarta edição no Brasil, já são mais de 1.200 municípios que recebem o movimento, liderado por empresas e instituições locais”, explica Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.

“A proposta de ter um dia para o mundo todo se unir em prol da limpeza das águas chega para somar com as ações que já são desenvolvidas pela Marina Itajaí, como o Projeto Baía Limpa, que agora em sua segunda edição abraça o movimento World Cleanup Day através de um mutirão de coleta de resíduos em diversos pontos do Rio Itajaí-Açu. Iremos também apoiar outra ação que ocorre no mesmo dia na Praia do Atalaia. Como sabemos da importância de engajar a população quanto à problemática do lixo, convidamos todos os cidadãos, entidades, ONGs e grupos a participarem”, convida.

LIMPEZA DA BAÍA AFONSO WIPPEL


A segunda edição mutirão de limpeza “Baía Limpa”, desenvolvido pela Marina Itajaí, terá o apoio do projeto ‘Parley for the Oceans’ para a realização. O programa atua na interceptação de plástico marinho, limpeza de ilhas remotas e educação ambiental. No país, desde fevereiro de 2019, o Parley Brasil já conduziu mais de 100 ações de limpezas e recolheu mais 20 mil quilos de detritos marinhos. Além de Itajaí (SC), no mesmo dia a Parley também fará mutirões de limpeza em Ilha Grande (RJ) e na Ilha de Suape (PE). 

“Estamos muito animados em poder contribuir no mutirão de limpeza do Rio Itajaí-Açu, em uma data tão especial que é celebrado o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, junto com nosso colaborador principal nesta ação: a Marina Itajaí”, avalia Thais Goncalves, coordenadora do programa Brasil Parley for the Oceans. 

A concentração e saída para o mutirão de limpeza “Baía Limpa” ocorrerá às 08h30min na Marina Itajaí. No local serão passadas as orientações dos eventos e protocolos de prevenção e controle da Covid-19 como uso obrigatório de máscara e distanciamento entre os participantes, além da distribuição dos kits individuais para a coleta de lixo.  

Para participar do mutirão de limpeza, seja recolhendo o lixo ou oferecendo sua embarcação para o transporte dos voluntários, basta fazer a inscrição por meio do link:https://bit.ly/RegistroDeParticipante. As vagas são limitadas. 

Além de luvas e sacos de lixo individuais que deverão ser depositadas em recipiente isolado ao término da ação, os participantes também ganharão álcool gel 70% para higienização das mãos, frutas e água ao final e início da ação. 

PROGRAMAÇÃO DA ATALAIA
09h30 – Encontro na passarela de acesso a Praia do Atalaia + Fala de introdução e orientações INIS e ASPI
10h00 – Distribuição de sacos e luvas e divisão dos grupos
10h15 – Início do mutirão de limpeza
11h30 – Pesagem dos Resíduos e separação
12h00 – 13h- Encerramento do Mutirão + Compartilhamentos

LIMPEZA DA ATALAIA

A Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI) em conjunto com o Instituto Itajaí Sustentável (INIS), com o apoio da Marina Itajaí e da Parley, farão a ação de limpeza ‘Eco ASPI’ na orla da Praia da Atalaia. A concentração ocorre às 8h30 na passarela de acesso à praia, próximo à arquibancada, quando será feita a distribuição dos kits de limpeza. O encerramento da ação também será a partir das 12h com a pesagem do material recolhido. Interessados poderão se inscrever ou tirar dúvidas pelo telefone:  47 9977-6242

“Como sabemos da importância da conexão dos rios com os oceanos, iremos unir forças nessa ação”, explica Alexandre Monteiro diretor de marketing da ASPI. 

PROGRAMAÇÃO DA MARINA:
08h30 – Concentração na Marina Itajaí e orientações Parley
09h00 – Distribuição de sacos e luvas e divisão dos grupos
09h15 – Início do mutirão de limpeza/saída dos barcos e grupos
11h15 – Retorno dos Barcos
11h30 – Pesagem dos Resíduos e separação
12h00 – 12h30 – Encerramento do Mutirão + Compartilhamentos

SOBRE A MARINA ITAJAÍ
Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Amare Restaurante e Bar, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. É a única marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015, relacionada ao sistema de gestão ambiental.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também