Empreendimentos sustentáveis ganham a preferência do consumidor no Sul de Santa Catarina

Divulgação

Preservar recursos naturais e cuidar do meio ambiente. A sustentabilidade, além de envolver questões sociais e econômicas, tem como principal conceito a maneira como se deve agir em relação à natureza. O comprometimento com a conservação do planeta garante qualidade de vida para as gerações futuras.

A preocupação dos consumidores com a sustentabilidade vem crescendo a cada ano. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2020, aproximadamente 38% dos consumidores têm a preocupação de verificar se um produto é ambientalmente correto antes da compra. Pensando nisso, as empresas que investem em processos e produtos visando a sustentabilidade ambiental ganham mais confiança do público.

É o caso da incorporadora JS Empreendimentos, do Sul catarinense. Todos os loteamentos possuem áreas verdes preservadas ou implantadas, conforme legislação. “Existem leis ambientais a nível municipal, estadual e federal que devem ser cumpridas, onde temos as exigências legais e as Áreas de Preservação Permanente (APPs), que podem ser nascentes, córregos, mananciais, sítios arqueológicos, que em cada empreendimento devem ser avaliadas pelo engenheiro ambiental e respeitadas na elaboração do projeto”, explica o diretor de Operações, Leucimar Ceron.

A participação de um especialista na área, como um engenheiro ambiental, é obrigatória e fundamental para que os empreendimentos sejam elaborados da melhor forma possível. “Procuramos sempre a melhor sintonia entre meio ambiente e o projeto, buscando soluções que tragam bem-estar aos moradores do novo espaço e respeito à todas as APPs que existirem no terreno”, destaca Ceron.

Condomínios sustentáveis

A mesma preocupação com a natureza existe nos condomínios horizontais. Diante disso, o projeto do Esmeralda Premium, empreendimento localizado em Criciúma, foi pensado para economizar, reaproveitar e evitar o desperdício dos recursos naturais. Os detalhes da obra podem ser conferidos por meio do tour virtual 360º, no site esmeralda.jsempreendimentos.com.

Além da área de mata preservada, o condomínio possui tecnologias que beneficiam o meio ambiente, tais como captação de água da chuva para reaproveitamento, sistema de economia de água, telhado branco nas áreas de uso comum para retenção de calor, iluminação de led em áreas de uso comum, aproveitamento da luz natural e coleta seletiva de lixo.

Os próximos dois condomínios da JS, com previsão de lançamento para este ano, possuem características semelhantes. “No Cristal Park, condomínio em Içara, criamos pracinhas de uso comum com bastantes áreas verdes e paisagismo. Da mesma forma que é no Esmeralda, o plano diretor interno do condomínio prevê que todos os moradores devem ter o sistema de captação da água da chuva”, esclarece o arquiteto Fabrício Caporal, responsável pelos três projetos.

Tanto o Cristal Park quanto a Fazenda Murano – empreendimento em Nova Veneza –, possuem nascentes em sua estrutura, que por conta dessa preocupação com o meio ambiente, são preservadas no projeto arquitetônico. “No Murano existem dois lagos artificiais preservados que mantemos para combinar com o conceito natural e rural que o empreendimento tem”, salienta Caporal.

Todos os condomínios contam com ruas arborizadas e projetos de paisagismo, com a finalidade de valorizar o visual natural já presente nos terrenos.

Sobre a JS Empreendimentos

Com mais de 20 anos de história, a JS Empreendimentos é referência quando se fala em loteamentos e condomínios horizontais. A empresa atua em mais de dez cidades de Santa Catarina, já concluiu quase 30 empreendimentos e entregou mais de quatro mil lotes, por meio de parcerias sólidas com clientes, fornecedores, colaboradores.

Juntamente com a Fumacense Alimentos, Criciúma Shopping e Mark At Place, a JS Empreendimentos faz parte do grupo econômico EZOS, lançado em outubro de 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também