Cerca de 18 toneladas de lixo foram recolhidas durante a Semana Lixo Zero Joinville 2021

Foto Gabriel Silva/Alfazema Fotografia

Pelo menos 18 toneladas de lixo foram retiradas das ruas durante a 8ª Semana Lixo Zero Joinville, realizada entre os dias 22 e 31 de outubro. O balanço final das ações foi divulgado na última terça-feira (23), na sede da Nidec Global Appliance (antiga Embraco), com a entrega do Prêmio Joinville Lixo Zero. A premiação reconheceu as ações e pessoas que se destacaram na realização do evento em 2021.

Apresentada pela Whirlpool Corporation e realizada pelo Coletivo Joinville Lixo Zero, a oitava edição contou com 78 ações cadastradas, entre mutirões de limpeza, oficinas, vivências, ações internas em empresas, visitas técnicas, palestras, construção de hortas comunitárias, coletas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos e a realização do 1º Festival Gastronômico Vegano de Joinville. Todas as atividades envolveram mais de 13 mil pessoas.

Em uma ação inédita na cidade, apoiada pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e Belliville Comércio de Sucatas, foram recolhidas cinco toneladas de aparelhos como máquinas de lavar, fogões, televisores, ar-condicionado, entre outros. O material foi encaminhado para a reciclagem.  Além disso, pontos de coletas de eletrônicos – telefones e produtos de informática – receberam mais uma tonelada desse tipo de resíduo.

Outra novidade na edição 2021 da Semana Lixo Zero foi o envolvimento de várias secretarias da Prefeitura de Joinville, entre elas a da Saúde. Em conjunto com o Coletivo Lixo Zero, foram capacitados 400 agentes de saúde, que atuaram em vários mutirões de limpezas organizados para auxiliar o combate à dengue na cidade. Nessas atividades, realizadas durante a Semana, foram eliminados quase 10 mil pontos de lixo em 10 bairros.

“Olhando para 2014, quando tudo começou e hoje ao final da 8ª edição, posso dizer que cada desafio superado valeu a pena. Hoje a nossa cidade já reconhece o Movimento Lixo Zero e entende conceitos como compostagem e reciclagem. A Semana Lixo Zero é só um momento de reflexão e vitrine de boas práticas, mas o trabalho acontece todos os dias em nossas casas, trabalhos e escolas. Joinville com certeza um dia será uma Cidade Lixo Zero”, comemora Arthur Rancatti, um dos organizadores do evento.

Prêmio Joinville Lixo Zero

Na cerimônia de balanço realizada nesta terça-feira foram premiadas pessoas e ações que se destacaram na programação deste ano. Os prêmios foram confeccionados por colaboradores da Nidec Global Appliance em uma gincana interna realizada durante a Semana. Eles utilizaram sobras do processo produtivo para montar as peças.

Confira abaixo os destaques premiados:

Ação Destaque: Logística Reversa de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Whirlpool, Belliville e ABREE).

Voluntária: Mey Souza

Servidor Público: Larissa Machado (SAMA).

Influenciador digital: Bruno Faria

Escola: E.M. Plácido Xavier Vieira

Ação: Mutirões de limpeza da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Joinville

Empresa: Tupy

Grupo: Núcleo Socioterapêutico de Joinville

Voluntário Coletivo Lixo Zero: Elisa Schulze

Sobre a Semana Lixo Zero Joinville 

A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização por setores da sociedade, com a realização de dezenas de eventos durante 10 dias, que têm como objetivo incentivar e encontrar soluções para disseminar o conceito Lixo Zero. O evento ocorre em Joinville desde 2014 e acontece também em mais de 100 cidades brasileiras. Na cidade, somando todas as edições da Semana, foram organizadas mais de 600 ações, que envolveram mais de 500 voluntários, 700 instituições envolvidas e teve a participação direta de 40 mil pessoas. Nesse período, mais de 38 toneladas de resíduos foram retiradas das ruas e encaminhadas corretamente. Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a partir de 2021, a Semana é organizada na cidade pelo Coletivo Lixo Zero Joinville. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também