ArcelorMittal Vega e Senai formam primeiras turmas de curso de Eletromecânica

Mais de 50% dos alunos do Programa já estão inseridos no mercado de trabalho.Inscrições para novas turmas estão abertas até 25 de março
Divulgação

Amanda quebrou barreiras e conquistou seu espaço em um cargo majoritariamente masculino. Gustavo não tinha certeza do futuro e encontrou uma chance de construir uma carreira. Estas são apenas duas das 42 vidas transformadas pelo curso de Eletromecânica do Programa Sustentabilidade Técnica, uma parceria entre a ArcelorMittal Vega e o Senai que acaba de formar as duas primeiras turmas. A cerimônia de formatura foi realizada de maneira online na última semana, com a presença virtual de alunos e familiares, docentes, gestores de Vega e do Senai.
O Gerente Geral da ArcelorMittal Vega, Sandro Sambaqui, marcou presença na homenagem e lembrou que o projeto realiza um sonho antigo de Vega. “Formar essas turmas realizou um sonho, um sonho que já trouxe resultados. Esse projeto transformou vidas com educação de qualidade, transformou a comunidade e também a nossa empresa”, reforça o gerente geral.

O sonho com resultados se deve ao ótimo índice de empregabilidade já conquistado pelos jovens das duas primeiras turmas. Mais de 50% dos alunos formados já estão empregados, a maioria deles na própria Vega.
“Nosso trabalho é identificar jovens com alto potencial na comunidade de São Francisco do Sul e promover o desenvolvimento social a partir da formação técnica. Com o curso, eles entram no mercado de trabalho mais preparados e com melhores oportunidades de contratação”, ressalta Marcos de Almeida, Especialista de Recursos Humanos da ArcelorMittal Vega.

Gustavo dos Santos Florio, de 25 anos, é um dos formandos recém-contratados. Antes do curso, ele não tinha certeza de uma carreira a seguir. Selecionado para o curso técnico e também para o estágio em Vega, em outubro do ano passado foi contratado.

“Ter entrado em Vega foi uma grande realização na minha vida. Dentro de uma empresa como essa eu tenho espaço para crescer e ter um plano de carreira, e nada disso seria possível se eu não tivesse sido selecionado para o curso técnico”, comemora.
Trabalhar em Vega era o sonho de infância da francisquense Amanda Cristina Cruz da Silva, de 20 anos. Ela é uma das oito mulheres a se formar no curso de Eletromecânica, e também uma pioneira: foi a primeira mulher contratada para um turno da linha de produção de Vega, em 2020, abrindo caminho para outras contratações femininas que vieram em seguida.
“Este projeto mudou a história de muitos jovens de São Francisco do Sul. Mudou a minha”, reflete a jovem, que aponta o estágio em Vega como determinante para a sua contratação.  “Sempre fui muito acolhida dentro da empresa. Tive padrinhos que me auxiliaram no estágio e fizeram com que eu me sentisse mais preparada para conquistar uma vaga”, avalia.

Programa premiado

O curso de dois anos de duração é uma parceria educacional entre a ArcelorMittal Vega e o Senai, que, junto ao Programa de Jovens Aprendizes, forma as diretrizes do Programa Sustentabilidade Técnica. O coordenador da unidade do Senai em São Francisco do Sul, Diego dos Santos Florio, reforça o poder decisivo do curso na vida destes jovens.
“A ArcelorMittal coloca em prática o que a educação prega. Com isso, gera uma transformação social significativa na vida destes jovens”, reforça o coordenador do Senai.
A iniciativa foi reconhecida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC) com o Prêmio Ser Humano, pela sua contribuição social, humana e educacional para o desenvolvimento de jovens.

Inscrições abertas para duas novas turmas

As inscrições para duas novas turmas do curso de eletromecânica estão abertas até o dia 25 de março. Com aulas previstas para o início de abril, o curso desenvolvido pela ArcelorMittal Vega e o SENAI é destinado a jovens de 18 anos ou mais, moradores de São Francisco do Sul, que já tenham concluído o ensino médio ou irão concluí-lo até o final do ano. Também é necessário ter disponibilidade de tempo para participar das aulas de segunda a quinta-feira, no período noturno. As aulas devem ocorrer tanto no formato presencial, seguindo todos os protocolos de segurança, como uso de máscara e distanciamento social, como o formato virtual.

Aulas e processo seletivo cumprirão todos os protocolos de segurança

Os inscritos devem passar por um processo seletivo que será realizado no Senai de São Francisco do Sul, com datas ainda em definição. A realização das provas cumprirá todos os protocolos de segurança estabelecidos para a pandemia, com uso de máscara, distanciamento social e número reduzido de alunos nas salas durante as provas. As aulas também seguirão todas as medidas de segurança, incluindo uma plataforma para aulas online.
Os interessados podem se inscrever no Senai de São Francisco do Sul. O curso de Eletromecânica é gratuito e tem duração de dois anos. Além da grade curricular específica para o curso técnico em Eletromecânica, empregados da ArcelorMittal coordenam módulos exclusivos com matérias de siderurgia e outras disciplinas essenciais para se diferenciar no mercado de trabalho. Além disso, os alunos têm a possibilidade de realizar o Programa de Estágio Técnico dentro da própria Vega.

Serviço

O quê: inscrições para curso técnico de Eletromecânica.

Quando: até 25/03.

Onde: inscrições no SENAI de São Francisco do Sul, na avenida Dr. Nereu Ramos, 2.600, Rocio Grande. Atendimento de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h/18h30 às 22h. Às sextas-feiras, das 9h30 ao meio-dia/13h30 às 18h.

O que levar: ao comparecer ao SENAI para preencher a ficha de inscrição, levar documento de identidade, comprovante de residência e currículo. Não será permitida a entrada sem uso de máscara.

Quanto: inscrições gratuitas. O curso também é gratuito.

Mais informações: 3441-7660.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também