Tecnologia promove atendimento digital para pais e alunos

Com mais de dois milhões de usuários ativos, ClipEscola registra rescimento de 500% em quatro anos
Divulgação

A transformação digital em escolas, principalmente em processos de comunicação, gestão e educação, tem tido crescimento constante, e a obrigatoriedade do ensino remoto devido à pandemia acelerou essa evolução. Nesse contexto, a ClipEscola – plataforma que digitaliza mais de 200 atividades operacionais nas escolas – alcançou números representativos no início deste ano: são mais de dois milhões de usuários ativos, o maior número no segmento de agendas digitais para instituições de ensino no Brasil, responsáveis pelo envio de meio bilhão de mensagens dentro do sistema.
Desenvolvida a partir de 2014 em Florianópolis (SC), com entrada no mercado educacional em 2016, a ClipEscola já foi adotada por 1,6 mil instituições de ensino, desde escolas regulares a cursos livres. A versatilidade da plataforma possibilita sua implantação em instituições de diferentes portes, com processos de comunicação escolar, automatização de recebimentos e cobranças, triagem de entrada e saída de alunos, assinatura digital para matrículas e rematrículas e desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem.
“Os sistemas de gestão resolvem bem as questões de notas, históricos e fechamento de caixa, mas quando o assunto é organizar a troca de informações entre escola, colaboradores, pais, alunos e terceiros, existe uma lacuna enorme”, analisa o CEO da ClipEscola, Marcos Matias. “Conseguimos entregar uma solução versátil, acessível para escolas de qualquer tamanho e com alto valor agregado”.
A tendência de crescimento é anterior à pandemia. De 2017 a 2020, a ClipEscola teve um aumento de 500% no volume de escolas atendidas. Esse total compreende instituições em 22 estados e no Distrito Federal. “”Nossas funcionalidades cresceram à medida que fomos identificando as tarefas que mais geram retrabalho no dia a dia, focando no que entregava maior impacto para as escolas. Por isso nosso crescimento é tão rápido – uma vez que a escola percebe as facilidades que pode ter, não tem mais como voltar atrás’, completa.

Transformação digital como economia de tempo e recursos

As mais de 200 atividades digitalizadas pela ClipEscola compõem o Programa de Transformação Digital M3I. O processo contempla desde a passagem da comunicação básica, na qual escolas utilizam ferramentas simples como agenda de papel e murais, à digitalização e uso de inteligência artificial.
O programa é composto por três estágios de maturidade. No Mobile, há a implantação da agenda digital, solução específica para as necessidades de comunicação entre instituição de ensino, professores, estudantes e responsáveis. O estágio compreende ainda o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, como sala de aula virtual, e gestão de eventos, encontros e reuniões, com ferramentas de otimização aplicáveis a múltiplas atividades.
O segundo estágio, chamado de 360º, integra soluções de marketing e endomarketing, captação, matrícula e rematrícula, monitoramento de evasão e comunicações de equipe. No 360º estão disponíveis ferramentas de automação de receitas, como o ClipPag, para a gestão de cobranças. Já o estágio de maturidade Inteligência Artificial possibilita a criação de mapa de humor, aplicável desde alunos e pais até verificação de clima organizacional e de prospecção.
Em números, a transformação do estágio básico à inteligência artificial possibilitou às instituições de ensino atendidas pela ClipEscola uma economia de R$43,8 milhões em recursos. Além disso, são 4,2 mil horas de atendimento economizados a cada 500 alunos, em um total de 5,6 milhões de horas otimizadas.
“Uma comunicação eficiente tem alto valor para as organizações, é incrível a economia de tempo e recursos financeiros que se conquista por meio da digitalização de processos corriqueiros”, ressalta o CEO. “Em um mercado cada vez mais competitivo e com usuários que já nascem no mundo digital, as escolas que não migrarem seu atendimento para as tecnologias a altura das já disseminadas, como nas redes sociais, perderão competitividade rapidamente.”

Desenvolvimento acelerado

Como empresa, a ClipEscola surgiu a partir de necessidades apontadas por uma pesquisa feita em 2014. O levantamento, realizado em escolas de educação infantil e fundamental, apontou demandas na dinâmica de comunicação entre os pais e as instituições de ensino. Em novembro de 2015, foi desenvolvido um projeto-piloto, consolidado em janeiro de 2016 com a participação de investidores-anjo.
Em três meses, a ClipEscola registrou um crescimento de 30%, resultado que chegou a 200% após um ano de atividades. Os resultados exponenciais fizeram a empresa ser selecionada para o programa de aceleração da Endeavor em 2018.
“A ClipEscola continua crescendo bem, contamos com o apoio da comunidade de EdTechs, fundos de investimentos e entidades como a Endeavor para fomentar nossos próximos passos”, projeta Matias. “O marco de dois milhões de usuários ativos nos consagrou como a maior plataforma de atendimento digital a pais e alunos do mercado, e não queremos parar por aí. A meta é crescer esse número em 400% nos próximos três anos, levando a transformação digital para escolas de todo nosso país”, conclui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também