Oficina Musicarium reúne os três melhores instrumentistas de metais de orquestra do país

Divulgação/Assessoria

Três grandes instrumentistas de eufônio e tuba do país se reuniram em Joinville na quarta-feira, 28 de julho, para participarem da Oficina Musicarium realizada no período de férias pelo Musicarium Academia Filarmônica Brasileira. 

Os músicos Fernando Deddos, professor de eufônio e tuba, e coordenador do Grupo de Eufônios e Tubas (Guêtu) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Wilthon Matos, Solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, professor de Tuba/Eufônio e Maestro da Banda Sinfônica da Escola da OSPA; e Bruno Brandalise Leonardi, professor de Tuba do Musicarium, conduziram cursos intensivos para os jovens talentos dos metais da instituição. Além das aulas, o trio fez uma performance transmitida pelo Instagram (@musicariumoficial).

A Oficina teve início no dia 15 de julho e será realizada até o dia 31 deste mês, com o objetivo de promover o desenvolvimento artístico dos alunos de forma acelerada. Além disso, as atividades funcionam como um preparatório para a formação da futura Orquestra Jovem do Musicarium (estreia prevista até 2025) e para que os estudantes tenham uma experiência de performance em nível profissional.

Saiba mais sobre os instrumentistas que participarão da Oficina Musicarium

Fernando Deddos – Professor de eufônio e tuba e coordenador do Grupo de Eufônios e Tubas (Guêtu) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Mestre pela Duquesne University e Doutor em Música pela Universidade da Geórgia. Como compositor, tem obras interpretadas, publicadas e gravadas nos EUA, América do Sul, Japão e Europa.

Bruno Brandalise – Professor de Tuba do Musicarium, Bruno está deixando a academia para se dedicar a uma bolsa de mestrado nos Estados Unidos. Natural de Ponta Grossa, Bruno é formado em Licenciatura Plena em Música na Escola de Música e Belas Artes no Paraná e Mestre em Música pela UFPR.

Wilthon Matos – Solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, professor de Tuba/Eufônio e Maestro da Banda Sinfônica da Escola da OSPA, Membro do Quinteto Porto Alegre e Acadêmico Correspondente da Academia Paraense de Música. Já atuou como solista e músico convidado nas principais orquestras do Brasil. Também atua como palestrante em festivais no Brasil, Uruguai e Estados Unidos. Wilthon é natural de Belém, PA, onde cursou o Bacharelado em música no Conservatório Carlos Gomes, e vai ocupar a vaga do professor Bruno no Musicarium.

Sobre o Musicarium

Desde 2017 o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira – centro de formação de orquestra -, localizado em Joinville/SC, atende crianças e jovens, de 4 a 17 anos de idade, formando músicos com excelência desde a base. Todos os 190 alunos que compõem o quadro discente da instituição são bolsistas. Mais de 80% dos alunos vêm da rede pública de ensino, tendo como garantia a acessibilidade artística e pedagógica. A formação destas novas gerações de músicos é possível com o apoio de patrocinadores, doadores empresariais e da sociedade civil. Em apenas três anos de atividade, o Musicarium vem se desenvolvendo de forma inovadora e consistente. Musicarium, do latim, significa “local onde se faz música”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também