Jornalista Ana Lavratti lança biografia de mulheres que empreendem

Ana Lavratti – Foto: Divulgação

Jornalista com livre trânsito em diferentes redutos femininos, Ana Lavratti fez uma seleção de 30 mulheres, com contundente espírito empreendedor, para perenizar suas histórias por meio de um livro de luxo: “Você Mulher Ainda Melhor – memórias de quem faz história para inspirar sua próxima vitória”. O lançamento, em pleno Dia da Mulher, será realizado em rodízio no Sebrae SC, assim cada personagem comparece no horário marcado, em respeito às restrições da pandemia.

Além das 30 biografias, distribuídas em 320 páginas, o sexto livro da escritora também traz uma homenagem à fotógrafa Lair Bernardoni, hoje com 82 anos. Natural de São Francisco do Sul, Lair acumulou notoriedade internacional, com suas obras em capas de best-sellers em diferentes idiomas e no acervo do banco mundial da imagem, o The Image Bank, em Paris. Cada personagem, cuidadosamente escolhida para compor este mosaico da força feminina, mantém estreito vínculo com Santa Catarina, como Sônia Hess de Souza, ex-presidente da Dudalina e vice-presidente do grupo Mulheres do Brasil, que reside em São Paulo mas é natural de Luiz Alves.

Da vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr, nascida em Maravilha, à argentina Valéria Blanco, médica humanitária que decola de Florianópolis para as regiões mais desassistidas do mundo, onde contribui voluntariamente nos mutirões da Operação Sorriso, todas as mulheres retratadas no livro revelam muito mais do que o currículo. Ao longo da pandemia, abriram seu coração, revivendo emoções, lições, dificuldades e triunfos, os cuidados com a saúde e o espírito, como conquistaram a posição de liderança e como contribuem com o coletivo, em relevantes ações sociais.

“A partir da premissa de que os dados informam, mas são os exemplos que nos transformam, fiz uma curadoria de histórias reais, com muito cuidado para não criar um padrão. Cada personagem traz uma solução bem diferente para problemas que todos nós enfrentamos, nos negócios, na família, no amor e na saúde, convocando o leitor a também acessar o seu melhor, seu poder interior”, explica a autora, que por meio das LIVEs do projeto “Você Mulher Ainda Melhor”, sentiu em plena pandemia o poder transformador destes exemplos.

Entre as personagens, sete subiram ao pódio do Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença (Ana Paula Calaes, Betina Zanetti Ramos, Carmem Laitano, Joana de Jesus, Lorena Nolasco, Luciana Melo e Rute Gebler), duas são vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (Lorena Nolasco e Soraia Zonta), e quatro são Embaixadoras do Sebrae Delas (Alexandra Zunino Slonski, Amélia Bellé, Betina Zanetti Ramos e Silvia Marafon), com suas histórias comovendo até um júri especializado.

Após o lançamento, no Sebrae SC, a obra estará à venda pelo e-commerce da Bioart, com informações pelo site analavratti.com.br. Com acabamento de luxo, em costura e capa dura, o livro tem design de Marcela Fehrenbach, finalista do Prêmio Jabuti de Literatura. No prefácio, assinado por uma das maiores escritoras da atualidade, Leticia Wierzchowski destaca o legado da obra: “Ana Lavratti traz aqui, neste livro, a história de 30 mulheres guerreiras. A história de 30 personagens da vida real que fizeram a sua parte – vencendo as suas batalhas, elas lutaram por todas nós”.

SOBRE A AUTORA: Jornalista multimídia, Ana Lavratti acumula larga experiência em TV, jornal, assessoria de comunicação e literatura. Entre cases, livros e e-books, é autora das biografias do comendador da comunicação, Antunes Severo, e da cantora lírica Rute Gebler. Seu livro de estreia, “Seus Olhos, depoimentos de quem não vê como você nunca viu”, teve a íntegra da renda revertida para a Associação Catarinense para Integração do Cego. Mestra em Estudos da Tradução pela UFSC e membro da Academia de Letras de Biguaçu, teve outra obra biográfica, “Somos Centenários – memórias dos 100 anos da ACIF”, incluída na cápsula do tempo da Associação Comercial de Florianópolis, a ser aberta em 2115.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também