Com parceria da SB Crédito, Cantu Pneus dribla crise e cresce 26%

Contrariando viés de baixa do setor de pneumáticos, importadora aposta na pulverização dos negócios e na antecipação de recebíveis para superar metas em 2020
Divulgação/Assessoria

Em 2020, as vendas de pneus no Brasil sofreram retração. Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), de janeiro a outubro do ano passado, a queda foi de 16,5% – uma leve reação se comparada ao balanço do primeiro semestre, que registrou recou de 29,6% em relação ao mesmo período de 2019. Mesmo com a perspectiva de recuperação mais consistente em 2021, analistas setoriais não descartam novas flutuações nos próximos meses. 

Diferentemente do desempenho médio registrado pelo setor, a Cantu Pneus driblou a crise e fechou 2020 com crescimento de 26% e meta estabelecida em 30% para este ano – percentuais acima do histórico, quando a empresa vinha registrando ascensão anual em torno de 15% a 20%. 

Com dez centros de distribuição e presença em todo o país, a importadora e distribuidora do Grupo Level atua no atacado e varejo e oferece pneus para carga, passeio, setor agrícola, industrial e off road. Além da Cantu Pneus, a empresa potencializa os negócios via e-commerce, por meio da plataforma PneuStore. 

Para garantir os resultados positivos em meio à crise provocada pela pandemia, a Cantu Pneus apostou na pulverização das operações (são mais de 6 mil clientes no segmento frota e mais de 8 mil no setor de revenda) e no acesso ao crédito rápido e facilitado obtido por meio de Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FDICs), como a SB Crédito – parceira há cerca de três anos. 

O fundo manteve a concessão de crédito à Cantu Pneus enquanto a maioria dos FDICs do país decidiu suspender as operações no auge da crise causada pelo coronavírus. “Contar com a SB Crédito foi essencial para que nossos resultados fossem tão expressivos em 2020 e para que pudéssemos manter o nível elevado dos nossos negócios em meio à pandemia”, diz o CFO do Grupo Level, Vitor Leme. 

Segundo o executivo, entre as vantagens de atuar junto aos FDICs está a liberação rápida de crédito a taxas de juros mais competitivas e a concessão de crédito parcelado aos clientes de qualquer porte, inclusive aos que não têm acesso a crédito em instituições financeiras. “Esse é um diferencial comercial importante. Ao utilizar as operações de antecipação, nós conseguimos receber à vista e ainda dar prazo ao cliente. Do ponto de vista financeiro, a SB foi uma facilitadora em um ano tão desafiador”, analisa. 

Ainda que o mercado de pneus tenha sofrido retração no Brasil, a Cantu ampliou o market share e apostou na pulverização, com nenhum cliente representando mais de 1% do faturamento, o que garantiu, de acordo com o CFO da companhia, o resultado positivo. 

“O setor de equipamentos originais foi o que mais sofreu e as revendas também foram bastante afetadas, mas compensamos no e-commerce e frotas. Como a matriz logística brasileira é rodoviária, não tivemos fortes quedas em pneus pesados. O agronegócio também foi muito bem, então, o que perdemos em revenda, ganhamos em frotas”, comenta. 

Para manter o ritmo de crescimento em 2021, a Cantu Pneus pretende alongar o endividamento, reduzir os custos financeiros e o número de FDICs com as quais opera. O objetivo, explica o CFO do Grupo Level, é concentrar a antecipação de recebíveis em um ou dois fundos, já que a liberação rápida de créditos facilita a tomada rápida de decisões da companhia. “Neste aspecto, a SB Crédito está altamente credenciada a ser nossa parceira especial porque é na crise que as parcerias se consolidam”, avalia. 

Sobre a SB Crédito 

Com mais de duas décadas de experiência e R$ 3,5 bilhões em operações financeiras em 2020, a SB Crédito tem sólida experiência em transações de crédito para médias e grandes empresas. Entre os serviços oferecidos estão a antecipação de recebíveis, crédito para capital de giro, crédito para compra de matéria-prima, crédito para cadeia de fornecedores, cobrança de carteira de recebíveis, conta especial e recebimento garantido. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também