Água potável é aliada na prevenção ao Coronavírus

Comitê da Bacia do Rio Urussanga alerta para uso consciente e sem desperdícios neste período

23.03.2020

A higiene é o caminho para inibir a propagação do novo Coronavírus. Água com sabão para lavar as mãos é uma das recomendações da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, pois a combinação é capaz de matar os vírus. Orientação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado indica primeiro esfregar com sabão as mãos, todos os pontos e até o punho, e depois retirar com água.

Por isso, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga recomenda o uso consciente da água potável neste período. A pouca quantidade de chuva nas últimas semanas e a diminuição dos reservatórios nos abastecimentos públicos na bacia hidrográfica colocaram municípios em alerta. 

Cocal do Sul conseguiu conscientizar a população com uma forte campanha de racionamento. Mas as medidas de prevenção à atual pandemia devem aumentar o consumo novamente. "Não foi possível ainda recuperar os mananciais e a tendência é aumentar em torno de 10% o uso da água com a higienização de mãos e roupas. Pedimos cautela neste momento", pontua a engenheira química do Samae de Cocal do Sul e presidente do Comitê, Carla Possamai Della.

Segundo o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Urussanga, a chuva registrada nos últimos dias não foi o suficiente para uma melhora considerável nos sistemas. A autarquia estima que as medidas de higiene contra o Coronavírus podem aumentar o consumo em 20%. O pedido é de uso racional e consciente, evitando os desperdícios e a utilização de forma excessiva.

"É uma situação atípica. Num comparativo com o período de férias escolares e de concentração de pessoas em casas, como ocorre nos meses entre dezembro e janeiro, podemos considerar que o consumo possa ser equivalente ou até mesmo maior que esta época, um aumento de 20%. As pessoas estando em casa podem fazer um maior uso da água aproveitando para outros fins não essenciais neste momento, o que não seria prudente", finaliza o chefe de estação de tratamento de água do Samae de Urussanga, Itamar da Silva. 

Fonte: Assessoria

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

47992624189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: