Católica SC se prepara para viabilizar a retomada das aulas presenciais no segundo semestre

Há poucas semanas do início do segundo semestre letivo do ano, a Católica SC intensifica as ações para a retomada das aulas presenciais. Uma das medidas em andamento é a abertura de prazo para que o acadêmico opte pela aula presencial ou on-line.

"Os estudantes que não confirmarem o aceite para a modalidade presencial, automaticamente estarão optando pelo modelo remoto, teletransmitido. As aulas presenciais ocorrerão nas salas de aula. Os alunos não presenciais acompanharão a aula em suas residências, de forma síncrona, no horário das aulas. Quem preferir as aulas on-line poderá continuar a estudar por meio remoto com tranquilidade", diz Anadir Elenir Pradi Vendruscolo, pró-reitora acadêmica. "A aquisição de câmaras especiais e microfones possibilitará a interação entre professores e acadêmicos. Os estudantes que não se adaptarem ao modelo escolhido poderão solicitar alteração, no período indicado para reopção", acrescenta.

Quem optar pela modalidade presencial precisará participar de treinamento on-line e assinar o Termo de Aceite, Ciência e Responsabilidade. Já as avaliações ocorrerão unicamente de forma on-line para garantir a isonomia. As aulas práticas serão realizadas no fim do semestre.

Para garantir a segurança dos estudantes que optarem pelo presencial, a instituição preparará as salas conforme medidas previstas no Protocolo de Biossegurança. Os ambientes não estarão autorizados a receber mais estudantes sem a devida organização prévia. Todo o planejamento está sujeito às regulamentações de segurança municipal, estadual e nacional.

Os prazos

• Período inicial de opção por aulas presenciais: 13 a 27 de julho.
• Período de reopção: 24 a 28 de agosto.
 
Outras medidas adotadas em prol do bem-estar

• Aquisição de equipamento para atomização, por meio do qual as salas de aula são sanitizadas diariamente.
• Mapeamento de riscos.
• Instalação de dispensers de álcool gel.
• Reforço na limpeza.
• Ventilação e desinfecção de ambientes.
• Demarcação do piso com distanciamento de 1,5 metro nas áreas comuns.
• Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
• Elaboração de plano de comunicação visual baseado em protocolo de medidas preventivas que reforça informações sobre a segurança e hábitos de saúde.
• Central de Atendimento e Sala de Matrículas passaram a realizar atendimentos presenciais prioritariamente com agendamento prévio para evitar aglomerações.
• A Biblioteca, Central de Cópia e Espaços de Alimentação estão com restrições ao fluxo e com horário reduzido de atendimento.
• Implantação de pontos de controle na chegada das unidades para recebimento de orientações, realização da limpeza dos calçados em tapete sanitizante, aplicação de álcool gel nas mãos, aferição de temperatura e a verificação do uso de máscara. Em caso de temperatura igual ou superior a 37,8 °C o acesso à instituição será impedido, com a recomendação para procurar o serviço de saúde municipal.
• Criação de canais de comunicação exclusivos via whats para alertar sobre eventuais situações que não estejam alinhadas aos procedimentos recomendados. O não cumprimento das determinações da portaria da reitoria que fixa as normas de segurança e convivência é sujeito a sanções administrativas.
• Criação de novas modalidades de parcelamento e financiamento, bem como bolsas de incentivo à continuidade dos estudos.
• Empréstimo de computadores, pranchetas de desenho e roteadores de internet com plano custeado pela instituição.
• Implantação do programa Equilibre-se para prover apoio jurídico, financeiro, social e psicológico, com a disponibilização de até oito sessões para cada tema ao estudante ou colaborador que solicita ajuda.
 
Sobre a Católica SC

A Católica SC é um centro universitário com câmpus em Jaraguá do Sul e Joinville e unidades em Itajaí e Florianópolis. Tem mais de quatro mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância. Em 31 de agosto, completará 47 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá do Sul, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro. 

A unidade em Joinville está localizada no prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade. Tem cursos de graduação e de pós-graduação nas mais diversas áreas e conta com laboratórios e equipamentos de última geração.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Esteves Júnior, 280, Centro.    

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também