"Os estudantes que não confirmarem o aceite para a modalidade presencial, automaticamente estarão optando pelo modelo remoto, teletransmitido. As aulas presenciais ocorrerão nas salas de aula. Os alunos não presenciais acompanharão a aula em suas residências, de forma síncrona, no horário das aulas. Quem preferir as aulas on-line poderá continuar a estudar por meio remoto com tranquilidade", diz Anadir Elenir Pradi Vendruscolo, pró-reitora acadêmica. "A aquisição de câmaras especiais e microfones possibilitará a interação entre professores e acadêmicos. Os estudantes que não se adaptarem ao modelo escolhido poderão solicitar alteração, no período indicado para reopção", acrescenta.
Quem optar pela modalidade presencial precisará participar de treinamento on-line e assinar o Termo de Aceite, Ciência e Responsabilidade. Já as avaliações ocorrerão unicamente de forma on-line para garantir a isonomia. As aulas práticas serão realizadas no fim do semestre.
Para garantir a segurança dos estudantes que optarem pelo presencial, a instituição preparará as salas conforme medidas previstas no Protocolo de Biossegurança. Os ambientes não estarão autorizados a receber mais estudantes sem a devida organização prévia. Todo o planejamento está sujeito às regulamentações de segurança municipal, estadual e nacional.
Os prazos
• Período inicial de opção por aulas presenciais: 13 a 27 de julho.
• Período de reopção: 24 a 28 de agosto.
Outras medidas adotadas em prol do bem-estar
• Aquisição de equipamento para atomização, por meio do qual as salas de aula são sanitizadas diariamente.
• Mapeamento de riscos.
• Instalação de dispensers de álcool gel.
• Reforço na limpeza.
• Ventilação e desinfecção de ambientes.
• Demarcação do piso com distanciamento de 1,5 metro nas áreas comuns.
• Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
• Elaboração de plano de comunicação visual baseado em protocolo de medidas preventivas que reforça informações sobre a segurança e hábitos de saúde.
• Central de Atendimento e Sala de Matrículas passaram a realizar atendimentos presenciais prioritariamente com agendamento prévio para evitar aglomerações.
• A Biblioteca, Central de Cópia e Espaços de Alimentação estão com restrições ao fluxo e com horário reduzido de atendimento.
• Implantação de pontos de controle na chegada das unidades para recebimento de orientações, realização da limpeza dos calçados em tapete sanitizante, aplicação de álcool gel nas mãos, aferição de temperatura e a verificação do uso de máscara. Em caso de temperatura igual ou superior a 37,8 °C o acesso à instituição será impedido, com a recomendação para procurar o serviço de saúde municipal.
• Criação de canais de comunicação exclusivos via whats para alertar sobre eventuais situações que não estejam alinhadas aos procedimentos recomendados. O não cumprimento das determinações da portaria da reitoria que fixa as normas de segurança e convivência é sujeito a sanções administrativas.
• Criação de novas modalidades de parcelamento e financiamento, bem como bolsas de incentivo à continuidade dos estudos.
• Empréstimo de computadores, pranchetas de desenho e roteadores de internet com plano custeado pela instituição.
• Implantação do programa Equilibre-se para prover apoio jurídico, financeiro, social e psicológico, com a disponibilização de até oito sessões para cada tema ao estudante ou colaborador que solicita ajuda.
Sobre a Católica SC
A Católica SC é um centro universitário com câmpus em Jaraguá do Sul e Joinville e unidades em Itajaí e Florianópolis. Tem mais de quatro mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância. Em 31 de agosto, completará 47 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.
Em Jaraguá do Sul, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro.
A unidade em Joinville está localizada no prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade. Tem cursos de graduação e de pós-graduação nas mais diversas áreas e conta com laboratórios e equipamentos de última geração.
O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Esteves Júnior, 280, Centro.