Católica SC lidera pesquisa para o combate da Covid-19 em Jaraguá do Sul

Dando continuidade à parceria firmada em abril com a Prefeitura de Jaraguá do Sul e com a ACIJS (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), a Católica SC dará mais um passo na série de ações para o enfrentamento do novo coronavírus, causador da pandemia de Covid-19. Na última terça-feira, 21 de julho, ocorreu o lançamento do Semáforo Covid-19 e da pesquisa, capitaneada pelo centro universitário juntamente com a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

O Semáforo Covid-19 é um painel dividido em quatro estágios: verde, ausência de pandemia; amarelo, para alerta, situação fora da normalidade; laranja, para risco médio; e vermelho, para risco máximo. A graduação do sistema classificatório considera o RT (taxa de contágio) e a capacidade de atendimento do sistema de saúde.

"O Semáforo e os testes vão trabalhar em conjunto, se apoiando mutuamente. Essas iniciativas em parceria demonstram a integração existente entre a associação comercial, a Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária, a prefeitura e a academia. Ficamos muito felizes por poder contribuir com os nossos conhecimentos", avalia o reitor Diogo Richartz Benke. "A partir da pesquisa, teremos uma base sólida não somente para o enfrentamento desta pandemia, mas de outras que possam vir a surgir. Os questionários, permitirão identificar quais são os hábitos, práticas de lazer e locais frequentados por quem está mais suscetível à infecção. Desta forma, podemos trabalhar a prevenção de forma coordenada e estatística, com assertividade na tomada de decisões", acrescenta.

A campanha de testagem impactará cerca de 3 mil habitantes assintomáticos, com coletas em todos os bairros da cidade. 1,5 mil testes serão aplicados na primeira semana de agosto e, após, um intervalo de 10 a 20 dias, a segunda etapa contará com mais 1,5 mil testes. A seleção dos convidados a participar será randômica e levará em consideração critérios como faixa etária, sexo, comorbidade e endereço. Caso o escolhido prefira não passar pela testagem, terá a opção de declinar.

A intenção da amostragem científica e estatística sobre a presença da SARS-CoV-2 na população é, por meio de um algoritmo, permitir antever a realidade dos próximos dias. A inspiração para o desenvolvimento da tecnologia veio de uma ferramenta utilizada na Alemanha, país que tem se destacado nas ações de saúde.

O centro universitário participa da campanha de testagem por meio da atuação no grupo científico; como responsável pela elaboração do projeto; ao fornecer o treinamento para profissionais da área da saúde da prefeitura que vão coletar as amostras e aplicar questionário; e ao viabilizar análise e interpretação dos resultados. A prefeitura é responsável pelas coletas das amostras e logística do processo. E a ACIJS contribui diretamente com o auxílio financeiro para aquisição de kits diagnóstico.

Sobre a Católica SC

A Católica SC é um centro universitário com câmpus em Jaraguá do Sul e Joinville e unidades em Itajaí e Florianópolis. Tem mais de quatro mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância. Em 31 de agosto, completará 47 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá do Sul, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro. 

A unidade em Joinville está localizada no prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade. Tem cursos de graduação e de pós-graduação nas mais diversas áreas e conta com laboratórios e equipamentos de última geração.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Esteves Júnior, 280, Centro.    

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também