Brusque terá sistema de compartilhamento de bicicletas

Brusque terá um sistema de bicicletas compartilhadas. A cidade recebeu nesta semana a doação de 41 bikes – 30 convencionais e 11 elétricas – e cinco estações de compartilhamento.

A entrega foi feita à prefeitura pelo Projeto Nakopa, uma parceria entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha. O sistema, denominado Bbike, terá o projeto piloto implantado inicialmente em fase de teste e posteriormente liberado para a população.

“Essa primeira fase levará cerca de três meses. Neste período, a utilização das bicicletas será liberada para 50 usuários, que serão definidos entre alunos da Unifebe (parceira no Projeto), funcionários da Prefeitura e entidades parceiras, como o Fórum da Bicicleta”, explica o arquiteto e urbanista da Setram, Valério de Morais Kosel.

Após a fase de testes, a utilização das bicicletas será liberada para a comunidade, por meio de um aplicativo. As bikes poderão ser retiradas e devolvidas em cinco estações que serão instaladas em pontos estratégicos próximos a avenida Beira Rio.

Os valores para utilização do serviço ainda serão definidos, mas o controle será realizado pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade.

“Teremos um software de gestão e a população terá acesso através do portal e app BBike”, completa Kosel.

O objetivo da Prefeitura de Brusque é expandir o sistema gradativamente, com apoio da iniciativa privada na aquisição de novas bicicletas e estações de compartilhamento.

“As Oficinas que estão sendo realizadas em todos os bairros vão contribuir muito para este projeto, visto que o Plano Cicloviário é parte integrante do Plano de Mobilidade, que está sendo construído com a participação popular”, finaliza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também