Alunos de Rede Municipal de Tijucas participam de projeto de educação ambiental

A Secretaria Municipal de Educação de Tijucas/SC estimula projetos que incorporam a preocupação com o meio ambiente no dia a dia, e levam os ensinamentos das crianças do município para casa. Um deles, intitulado Projeto Educação Ambiental nas Escolas, desenvolvido desde dezembro de 2017, realiza palestras de conscientização nos centros educacionais da cidade.

“O objetivo principal é conscientizar as crianças para que elas se tornem agentes fiscalizadores no nosso município e por consequência levem essa informação do quesito reciclagem para casa, para ensinar os pais, os tios, os avós, envolver todos os familiares para incentivar a separação do lixo reciclável dentro do nosso município”, explica o professor Victor Bruno Prudente, que também é Biólogo e Educador Ambiental.

Dados

No primeiro trimestre de 2018, cerca de 30 toneladas de lixo reciclável foram coletadas em Tijucas, já nos meses finais do ano, após as atividades do projeto de Educação Ambiental, foram 75 toneladas recicladas, representando 82, 76% de material reciclado. 

Durante o ano, já estão programadas diversas atividades para o fortalecimento do conceito da reciclagem na cidade. “Entrar no ambiente escolar ajuda muito sim para que o nosso município comece a ter mais consciência, uma mudança de hábito e um respeito, estabelecendo um equilíbrio entre meio e nós seres humanos”, destaca o educador Victor Bruno Prudente.

Planeta pede socorro

Por ano, são produzidas mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos no mundo. De acordo com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU), 99% dos produtos que compramos são jogados fora dentro de seis meses. Para acomodar os 7,6 bilhões de moradores do mundo, suprir o uso de recursos e absorver o lixo gerado, seria necessário 70% de outro planeta Terra.

Dia do Planeta Terra

O Dia da Terra é comemorado anualmente em 22 de abril, em todo planeta. Também chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, esta é uma data para reconhecer a importância do planeta, e para refletir sobre como podemos colaborar para proteger a Terra. Em alguns lugares, surgem campanhas que incentivam as pessoas a desligarem as luzes durante um minuto no Dia da Terra, como forma de consciencializar um gasto menor de eletricidade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também