Aeronave dos bombeiros transporta rins e globos oculares para transplante em Santa Catarina

Uma aeronave do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina foi utilizada para realizar o transporte de órgãos de Três Barras, no Planalto Norte do Estado, para Florianópolis, neste domingo (9). A operação foi feita pela equipe do Arcanjo-4.

Foram transportados dois rins e dois globos oculares, os quais estiveram sob a supervisão direta durante o voo dos médicos captadores de órgãos que prestam serviço para a SC Transplantes, chegando rapidamente ao destino.

Se o transporte fosse feito por terra, levaria em média cinco horas. Mas quando se trata de transplante de órgãos, o apoio aéreo é fundamental, uma vez que há limite no tempo de acondicionados.

Doações crescem em Santa Catarina
Mesmo com a pandemia da Covid-19, Santa Catarina teve aumento de 15% em doações de órgãos nos primeiros cinco meses do ano em relação a 2019. De janeiro a maio de 2020, foram registradas 129 doações de múltiplos órgãos, 17 a mais do que o mesmo período do ano passado, onde foram 112 doações realizadas.

Apenas no mês de março houve queda, se comparado aos dados de 2019. Antes disso, foram registradas 34 doações em janeiro, 26 em fevereiro e 19 em março.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também