Acadêmico de engenharia de SC é bicampeão brasileiro de xadrez, na categoria universitário

O acadêmico-atleta Thiago Carstens Dobuchak, do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Blumenau, conquistou o bicampeonato brasileiro universitário de Xadrez. A competição faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e foi realizada entre os dias 23 e 26 de abril, em Brasília (DF), com a participação dos principais acadêmicos-atletas da modalidade no país.

Thiago é natural de Blumenau (SC) e joga xadrez desde os cinco anos. Entre os seus principais títulos destacam-se o bicampeonato brasileiro universitário (2018 e 2019), o tetracampeonato brasileiro escolar (2008, 2011, 2013, 2017) e a conquista dos jogos escolares da Juventude (2016).

Na última sexta-feira, 3 de maio, o reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, recebeu o atleta em seu gabinete. Na visita, Thiago estava acompanhado dos seus pais, Janice Renata Carstens Dobuchak e Fábio Augusto Pires Dobuchak, e do secretário de Esportes, Juliano Fernandes da Silva. Ubaldo parabenizou o atleta pela grande conquista, ratificando a importância do esporte na formação dos acadêmicos, bem como a participação dos pais na carreira de Thiago, que estimularam a prática do xadrez desde a infância do atleta.

Também esteve presente a acadêmica-atleta Karla Priscilla Carvalho de Azevedo Araújo, do curso de Nutrição, que juntamente com Amanda Paul Dull, aluna do curso de Serviço Social, conquistaram a terceira colocação por equipe para a UFSC na categoria feminina.

O secretário de Esportes da UFSC, Juliano Fernandes da Silva, parabenizou os atletas pelas conquistas e ratificou a importância do apoio da Reitoria, da direção do Campus Blumenau, da Pró-Reitoria de Extensão e da SESP que contribuíram para a participação dos atletas na competição.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também