Ano novo, ano de eleições!

Brasil

02/01/2020 15h06

Chegou o ano das eleições municípais. Neste ano de 2020 os eleitores escolherão através do voto e dentro de seus próprios municípios, um prefeito e um vice-prefeito, assim como os vereadores que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.

No Brasil a eleição é sempre um grande momento para a democracia e para quem deseja ver seus representantes defender os seus interesses. De 4 em 4 anos, o povo brasileiro deve voltar as urnas e escolher seus representantes, e para a eleição 2020 não será diferente.

Ter candidatos que defenda o que o eleitorado deseja e acima de tudo buscar recursos entre outros parlamentares para defender o que se deseja é um trabalho difícil, mas possível.

Como vai ser as eleições 2020

As eleições 2020 terá novamente sua grande importância, isso porque o eleitor deverá escolher nos seus municípios como o quantitativo de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos.

No caso dos vereadores, eles vão compor a Câmara Legislativa Municipal, e isso vale para todo o Brasil, cada município vai escolher seu representante. É uma eleição que acontece de maneira única, para os vereadores quando forem eleitos o eleitor saberá quem são os representantes.
 
No caso dos candidatos à Prefeitura, esses podem até disputar um segundo turno, isso vai depender muito de como segue a votação eleitoral em 2020.

Pesquisas eleitorais 2020

As pesquisas eleitorais acontecem em diferentes formatos desde a redemocratização do país em 1985. Antes da Ditadura Militar (1964 – 1985) também haviam pesquisas que indicavam a opinião da população sobre cada candidato.

Hoje as pesquisas se dividem em dois tipos: Existe a pesquisa quantitativa e a qualitativa. As pessoas se preocupam mais com a pesquisa quantitativa. Essa é a mais divulgada na mídia e a que causa mais ansiedade no cenário político. Eu já vou explicar o porquê!

A pesquisa quantitativa conversa com diferentes pessoas para saber em quem elas vão votar. Essa pesquisa revela qual candidato está na frente na disputa eleitoral. Ou seja, mostra quem pode vencer as eleições.

Já a pesquisa quantitativa mostra o porquê determinado grupo escolheu aquele candidato. Isso serve para medir o que é realmente importante para a população e para os Partidos verem onde devem direcionar as suas forças.

Ambas as pesquisas são importantes e tentam fazer um retrato do cenário político naquele momento!

Pesquisas realizadas pelo Instituto IBP

https://santacatarinanews.com/noticias/eleicoes-2020

Requisitos para candidatura eleitoral 2020

O eleitor deve ter ciência em quem pode ser candidato a Vereador ou a Prefeito no Brasil:
  • Todo aquele que tenha nacionalidade brasileira;
  • O candidato deve estar filiado a um partido político em uma média prevista de 6 meses;
  • Esse deve ter domicílio eleitoral na região onde deseja concorrer ao cargo;
  • Deverá ter pleno exercício dos direitos eleitorais;
  • Dentro dessa regra os candidatos devem ter idade mínima tanto para ser vereador, como para ser prefeito como segue as informações abaixo:
  • Vereador: deve ter 18 anos de idade completados até a data para o pedido de registro, essa data é a data-limite;
  • Prefeito / Vice: Esse deverá ter 21 anos de idade completos assim até a data de posse do cargo;
  • Datas das eleições 2020

Fizemos uma previsão das datas do calendário das eleições 2020. Conforme aconteceu as movimentações em 2018 e também em eleições anteriores. Por tanto, tudo pode ainda pode mudar. Mas este é parâmetro para que você eleitor possa se organizar desde já para a maior festa da democracia.

01/01/2020 – A partir do dia 1º de janeiro de 2020, as pesquisas passam a ser obrigatoriamente registradas pelo Tribunal Superior Eleitoral ou pelos Tribunais Regionais Eleitorais.
 
04/05/2020 – Quem está com algum problema no Título de Eleitor deve ficar atento a essa data. Esse é o prazo para solicitar qualquer alteração no documento. Além disso, se você mudou de cidade recentemente, essa é a data limite para trocar o domicílio eleitoral. Ou fazer a transferência do seu Título de Eleitor.

13/06/2020 – No dia 13 de julho acontece a nomeação dos mesários. Portanto, quem deseja trabalhar como mesário, ou que acredita que possa ser convocado para essa função, deve ficar atento a essa data.

03/08/2020 – Fim do prazo para solicitação de segunda via do título de eleitor fora do domicílio eleitoral, além disso, nessa data é finalizada a escolha dos mesários.

22/09/2020 – Fim do prazo para solicitação de segunda via do título de eleitor dentro do domicílio eleitoral.

04/10/2020 – Essa é a data prevista para acontecer a festa show da democracia brasileira! Nesse dia você eleitor deve ir até as urnas para escolher o seu candidato a vereador e prefeito do seu município!

05/10/2020 – Se você é mesário mas precisou se ausentar da votação, o dia 5 de outubro é o último dia para você se justificar e acertar a sua situação com a Justiça Eleitoral.

25/10/2020 – Essa é a data prevista para acontecer o segundo turno das eleições 2020 nos municípios em que houver essa necessidade! Lembrando que o segundo turno acontece somente em cidades com mais de 200 mil habitantes. É preciso ainda que um dos candidatos não tenha a maioria absoluta dos votos!

Segundo turno
O segundo turno será realizado apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta, ou seja 50% dos votos mais um. Os dois candidatos mais votados no primeiro turno disputarão o segundo turno entre si.

Candidatos a vereador
Para os interessados no cargo de Vereador, os nomes devem ter ligação partidária, por isso é importante que todo interessado siga os requisitos mencionado acima de quem pode se candidatar aos cargos, e a média de idade para ocupa-los e tomar posse.

Os candidatos a Vereador na eleição 2020, deverão apresentar os documentos solicitados para obter o registro, esse registro está previsto na lei nº 9.504/1997 onde esses devem apresentar e entregar as documentações pelo partido utilizando o Candex, que significa o Sistema de Candidatura do TSE.
 
Em 2020, com o fim das coligaçãoes na proporcional (Vereadores), cada partido poderá lançar até 150% do número de vagas existentes na Câmara Municipal. De notar que, nos municípios com  até 100 mil eleitores e eleitoras poderão ser registradas candidaturas no total de até 200%  do número de vagas a preencher.

Maiores informações sobre as eleições 2020, é so entrar em contato com nossa equipe:

INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA - IBP

Contato: (47) 9 9262-4189

E-mail: [email protected]

Voltar ao Topo