7 tendências para a campanha eleitoral na internet em 2020

Brasil

02/01/2020 15h20

Algumas mudanças nos hábitos da sociedade, e também nas regras para campanha, fazem com que os candidatos estejam sempre atentos as novidades e tendências. A internet vem se fortalecendo como ambiente para campanha eleitoral desde 2008, quando um senador com pouca expressão se destacou usando os recursos para se eleger: Barack Obama, presidente dos EUA.

No Brasil, a campanha eleitoral na internet vem crescendo cada vez mais. Entretanto, com as mudanças que surgiram na legislação (como no caso da diminuição do tempo de campanha, por exemplo), essa é a hora de buscar uma maior profissionalização. As ações que se voltam a web tendem a receber maior atenção nas eleições, porém a internet é dinâmica e depende de circunstâncias e contextos. O sucesso é a soma de vários fatores, e no caso a internet integra uma parte importante que depende de outros aspectos do candidato que deve estar em consonância com a estratégia de campanha.

Como é sabida, a web é um espaço ilimitado, com inúmeras ferramentas, benefícios e quase tudo é gratuito ou com um baixo custo. Na internet é possível criar sites, perfis em redes sociais, postar vídeos, fazer transmissões, manter contato com o eleitor, são muitas opções para se desenvolver um exelente trabalho. Os dados indicam que 72% da população brasileira está conectada, até porque a internet por si só não garante a campanha de ninguém. Veja as dicas: 

1. Integre as ações da campanha

É importante diferenciar cada ação a cada plataforma que você irá utilizar, no entanto não é recomendável que exista uma campanha em cada plataforma, isso pode confundir o eleitor e tirar o foco das ferramentas que você utiliza. Por exemplo, um vídeo publicado no YouTube pode e deve aparecer na TV, Facebook e Twitter, uma maneira integrada que atrai público para um desses perfis, gerando mais audiência e interação.

2. Atenção à linguagem

Não adianta você ser sério no Snapchat e descontraído no blog. Cada plataforma apresenta uma linguagem, tente se aproximar de cada uma de acordo com sua necessidade. Na internet o público se mostra heterogêneo, então se atente a essas diferenças para focar sua campanha e atrair mais audiência e eleitores.

3. Crie e participe de grupos

Algumas redes sociais e aplicativos como o Facebook e WhatsApp, permitem a criação de grupos que podem ser segmentados ou não. A grande vantagem desse recurso é a interação que eles possibilitam com o público interessado e a proximidade que o candidato pode ter de seus eleitores.

4. Interação com o público

Um dos pontos mais importantes pra campanha, a interação vai garantir quem vai se destacar ou não nessas eleições. A tendência é que os eleitores procurem mais respostas a suas dúvidas e a internet é um ambiente propício a isso. Hoje não existe mais espaço para o candidato que só fala e não escuta o engajamento com os eleitores se tornou peça chave.

5. Planeje ações

Essa é mais uma tendência que vai de encontro com o aumento da interação entre eleitor e candidato. Pra que se aconteça essa aproximação o candidato deve investir em ações que gerem algum retorno. Uma das propostas da campanha de Barack Obama na campanha de 2008 foi a criação de uma plataforma onde os usuários enviavam vídeos com sua opinião sobre o candidato, sem distinção entre opiniões positivas ou negativas.

6. Esclareça dúvidas

Você conhece aquela sessão de alguns sites com perguntas e respostas? Já pensou em usar na sua campanha? Alguns candidatos criam esses canais para responder as dúvidas dos eleitores e a tendência desse ano é reforçar esse recurso.

7. Pesquisas Eleitorais

Antes de qualquer ação em uma campanha na internet, é preciso identificar as necessidades específicas do candidato, realizar análises constantes da imagem do político e possuir uma equipe especializada.

A importância das pesquisas eleitorais vem crescendo entre nós. Ao mesmo tempo, aumenta a confiança do eleitorado nas informações divulgadas pelos institutos de pesquisas. Esse crescimento se deve à elevação do nível de qualidade do trabalho desenvolvido pelos institutos. As pesquisas eleitorais são um meio útil à tomada de decisões. 

Boa campanha!

Se precisar, entre em contato com nossa equipe:

INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA - IBP

Contato: (47) 9 9262-4189

E-mail: [email protected]

Voltar ao Topo