Toyota SW4 encara com conforto as belezas do Pantanal

Versão SRX leva até sete pessoas e tem motor diesel com 204 cavalos de potência
Divulgação/Sergio Dias

O Santa Catarina News repetiu uma ação que vem fazendo nos últimos anos: uma viagem até o Pantanal com um carro. E o modelo que decidimos conhecer e avaliar nessa aventura foi o Toyota SW4, escolha que se mostrou bastante acertada.

O Pantanal está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, distribuído por 22 cidades dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nosso destino foi a cidade de Aquidauana, considerada a porta de entrada para o Pantanal e distante 136 da capital sul-mato-grossense Campo Grande.

O SUV SW4 é oferecido no mercado brasileiro nas versões SRX 5 e 7 lugares, Diamond e GR-Sport, com preço a partir de R$ 378 mil. “O Toyota SW4 oferece um bom espaço interno, condição necessária para uma viagem longa como essa até o Pantanal, quando levamos muitas bagagens para ficar alguns dias longe de casa”, diz o coordenador administrativo Júlio César Romero, um dos ocupantes do SUV gentilmente cedido pela Toyota.

O SW4 7 lugares usado na aventura, assim como as demais versões, é equipado com motor 2.8L 16V Turbo, movido a diesel com potência de 204 cavalos e torque de 50,9 kgf.m. “Em algumas ocasiões, parece faltar um pouco de potência”, pondera Romero. “Mas, responde bem na maioria das vezes, além de superar com facilidade terrenos disformes, subidas e descidas na terra”, concluiu o coordenador administrativo.

Sua transmissão automática de seis velocidades são sequenciais e a tração 4×4 reduzida tem acionamento eletrônico com bloqueio do diferencial traseiro.

Embora boa parte do trajeto com o Toyota SW4 SRX 7 lugares tenha sido realizado por vias pavimentadas, quando houve a necessidade de uso por estradas de terra o conjunto mecânico se mostrou eficiente e deu conta do recado.

Com um bioma extremamente rico quando o assunto é fauna brasileira, pois abriga grande parte dos animais existentes no Brasil, conhecemos nessa viagem para o Pantanal o Morro do Paxixi.

Localizado no distrito de Camisão, que foi a nossa base em Aquidauana, é envolvido pela Serra de Maracaju e para chegar até o topo é preciso encarar uma subida que tem muito verde e diversos paredões rochosos, que o Toyota SW4 7 lugares fez com facilidade levando quatro adultos.

O design da SW4 que fomos até o Pantanal contempla as mudanças que chegaram com a linha em 2021, com melhorias em sua conectividade, conforto, desempenho e segurança.

No design exterior, as novidades ficam por conta dos faróis e lanternas de LED, grade, para-choques, roda de liga leve 18″, aerofólio traseiro, maçanetas internas e externas cromadas e barras longitudinais.

No design interior, o Toyota SW4 possui uma nova combinação de cores no estofamento e nas portas, juntamente com os mostradores do velocímetro e taquímetro. O revestimento dos bancos em couro perfurado e material sintético na cor preta.

O acesso ao equipamento de áudio se dá pela tela de touchscreen de 8” com oito alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, que a marca chama de “kit JBL” e conta com sistema de navegação integrado, TV digital e conexão aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, além do já tradicional Bluetooth.

Se para rodar no dia a dia das grandes cidades, quando andamos em baixa velocidade na maioria do tempo, a segurança já é primordial, imagine numa numa viagem longa como essa até o Pantanal, quando se percorre mais de mil quilômetros por estradas nem sempre bem conservadas.

Para o comerciante Elder Portero Peres, outro ocupante do SUV, “o SW4 é perfeito para uma viagem até o Pantanal, pois entrega todo o conforto e segurança que são característicos dos carros da Toyota.”

Peres não está errado, pois o Toyota SW4 SRX 7 lugares é muito seguro: conta com sete airbags, sistema de alerta de mudança de faixa, assistente de descida e subida, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro e assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática.

No Pantanal, durante a primavera a temperatura média durante o dia fica na casa dos 27°C. “Para amenizar a sensação de calor, além do eficiente ar-condicionado o SW4 conta com sistema de ventilação nos bancos dianteiros, um conforto que você só sabe que é útil quando o calor está acima dos 30°C”, conclui o comerciante.

E para quem está chegando ou saindo do Pantanal pela cidade de Aquidauana, uma pedida é conhecer o La Garcia Restaurante, que foi inaugurado em 2019 e conta com ambiente confortável e aconchegante.

Seus pratos têm como base peixes da bacia do Pantanal sul-mato-grossense com um tempero todo especial, que encantou boa parte do elenco da novela global Pantanal e o aposentado Edson Davila, outro ocupante do SUV: “eu acreditava que o melhor da viagem até o Pantanal seria vir no espaçoso e seguro Toyota SW4 até conhecer o La Garcia Restaurante, que com um atendimento único me fez sentir como integrante da família, uma família linda.”

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também