Vamos caminhar?

09.06.2020

Foto: Divulgação

Confesso, que me conquistou!

E não faltam razões para isso. São físicas e mentais. Poderia até dizer que a caminhada me salvou, não fosse ela, talvez não teria “sobrevivido” 2019. E foi uma das coisas que mais senti falta logo que foi declarada quarentena; tanto, que na primeira oportunidade, quando o prefeito decretou que poderia ser realizada na praia, não tive dúvidas: caminhei os três dias seguintes, até o decreto ser suspenso! Mas, graças à Deus, logo em seguida, pude voltar a caminhar novamente, tanto na praia quanto para ir ao trabalho.

Os benefícios são muitos, e gostaria de enumerar apenas alguns: emagrece, reduz o risco de desenvolvimento de obesidade e controla compulsão alimentar. Apenas 15 minutos por dia, diminui, drasticamente a vontade de comer chocolates; ajuda no controle da diabetes e na redução do colesterol alto. Combate o inchaço; a hipertensão arterial sistêmica; faz bem ao coração, reduzindo o surgimento de doenças cardíacas; evita varizes; reduz os riscos de Alzheimer; evita osteoporose; ajuda contra o tabagismo; auxilia na redução do risco geral de mortalidade e reduz o surgimento de doença pulmonar crônica. Melhora o condicionamento físico; diminui o risco de lesão e minimiza as possibilidades de ter um derrame.

Além dos benefícios físicos, ainda há os mentais.
Talvez estes sejam os efeitos mais fantásticos, pois caminhar todos os dias durante pelo menos meia hora é considerado um dos melhores “remédios” para o combate a depressão e a ansiedade.



Segundo o Dr. José Ángel Obeso, uma hora de caminhada por dia, principalmente em ambientes naturais (praia e parque), é terapêutico e aumenta a qualidade de vida. De acordo com o Dr. David Servan-Schreiber, exercícios físicos, mesmo apenas 3 vezes por semana, durante 20 min podem ter efeitos comparáveis aos de antidepressivos,  especialmente em casos de estresse e ansiedade.

As caminhadas melhoram a autoestima e ampliam nossa visão e perspectivas. Eliminam preocupações; relaxam; nos tornam mais otimistas e criativos. Melhoram nosso estado de espírito, gerando mais entusiasmo, confiança e otimismo. Curam tristezas e ajudam a abrir nossa mente. Nos permitem espairecer e sair da rotina. Nos livram de pensamentos negativos e emoções dolorosas.

Que tal incluir esta atividade na sua rotina?
Já havia tentado criar o hábito de caminhar em anos anteriores, mas no ano passado os desafios foram tantos que passou a ser uma necessidade, por todos os benefícios que eu sabia que teria após meia hora (15 min indo, 15 min voltando). Sem falar que algumas das ideias, soluções e alternativas mais interessantes vinham após um período de movimentação.

Se você, como eu, precisa cuidar da sua saúde mental neste período de pandemia, sugiro começar, o quanto antes.
Prevenir, ainda é melhor do que remediar.

Bora caminhar?

Fonte: Miriam Pereira

Miriam Pereira

Psicóloga CRP-12/08425
EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento Através de Movimentos Oculares)
Coaching Psychology
Psicologia do Esporte e Preparação Mental
Coordenadora da campanha Janeiro Branco Balneário Camboriú

VOltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

47992624189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: