Como melhorar a sua comunicação com as pessoas

Em se tratando de relacionamentos muitos desentendimentos e problemas na comunicação acontecem porque uma pessoa diz “A” e a outra escuta “B”, há uma interpretação distorcida sobre o que o foi dito, as pessoas discutem e muitas vezes ficam rodopiando com conversas que acabam não chegando a lugar nenhum.

E por que isso acontece? Você já deve ter percebido o que se passa durante uma conversa quando estou bem no meio dessa conversa apenas esperando a outra pessoa parar de falar para chegar a minha vez de dizer o que eu penso. Quando eu não escuto, o foco está totalmente em mim, eu quero falar, mas não tenho muito interesse em ouvir com atenção plena o que o outro está tentando me dizendo, normalmente fica-se esperando o primeiro erro ou equivoco que este venha a cometer, para provar que eu estou certo e o outro está errado, e a partir daí entra-se naquele jogo de acusação e a conversa não evolui.

 Escutar é essencial para uma boa comunicação. Uma escuta que vem de uma atenção plena, e em seguida, escutar para entender a outra pessoa.

E como fazer isto? Existe uma técnica muito simples para que você possa colocar isto em prática e ela se chama “rebobinar a fita”. Quando uma pessoa falar com você é importante escutá-la com atenção e quando ela terminar, você irá “rebobinar a fita”, você irá confirmar com suas próprias palavras aquilo que você compreendeu, e neste momento, pode ter certeza, ela irá sentir que você a escutou e também compreendeu o que ela falou, pois é uma forma dela saber que você está a compreendendo antes de trazer a sua opinião. Fazendo este exercício você demonstra para o outro que você se importa em compreender o que ele está falando e isto já irá criar uma melhor conexão entre vocês e a comunicação irá melhorar consideravelmente.

E aí, vamos rebobinar a fita? 

Fonte: Ana Paula Batistute

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também