Como se candidatar a vereador em 2020

21.10.2019

Uma pergunta constante em nosso site é sobre como se candidatar a vereador em 2020, uma intenção de vários cidadãos no Brasil, que desejam contribuir com o desenvolvimento de seus municípios.

De maneira geral, a disputa eleitoral para uma vaga na câmara municipal, é o primeiro passo para se iniciar uma carreira política de sucesso.

Por isso, muitas pessoas que desejam trazer sua contribuição para o cenário político nacional, veem nas eleições municipais, seu primeiro estágio na construção de uma história na política nacional.

Por isso, se você pretende concorrer ao cargo de vereador nas próximas eleições, e deseja saber o que é preciso para se lançar nesta empreitada, acreditamos que este artigo ajudará a deixar claro o que é necessário sobre como se candidatar a vereador em 2020.

Embora o TSE ainda não tenha divulgado oficialmente o calendário eleitoral 2020, existem diversas providências a serem tomadas que independem deste marco.

1 – O que é preciso para se candidatar vereador em 2020?
O primeiro passo para quem deseja saber como se candidatar a vereador em 2020 é ver se preenche os requisitos legais para lançar a sua candidatura.

Tecnicamente, todo e qualquer cidadão brasileiro tem o direito constitucional de ser candidato a um cargo eletivo, desde que cumpra as seguintes exigências legais:
 
  • Ser maior de 18 anos na data da posse como vereador
  • Ter certificado de reservista, no caso dos homens
  • Ser alfabetizado
  • Ter nacionalidade brasileira
  • Estar em pleno exercício de seus direitos políticos
  • Estar em dia com suas obrigações junto à justiça eleitoral
  • Estar filiado a um partido político
  • Ter domicílio eleitoral no município por onde deseja se candidatar

Este último item, que trata do domicílio eleitoral sofreu uma alteração de prazo recentemente passando para seis meses ao invés de doze meses como era antes.

Se você preenche estes requisitos, podemos passar para o segundo passo, que é o de identificar se você tem o perfil para ser candidato a vereador em 2020.

2 – Qual a função de um vereador?
Antes de falarmos sobre como se candidatar a vereador em 2020, é preciso deixar bem claro, quais são as funções inerentes ao cargo.

Se você pretende contribuir para o desenvolvimento político social do seu município, precisa estar qualificado para isso, ter um compromisso sério com este desafio.

Por isso, antes de tudo, vejamos quais são as principais atribuições de um vereador. Entre elas estão:

Cobrar e fazer a propositura de ações para o governo municipal
 
  • Criação de projetos de lei que serão analisados e votados na Câmara
  • Funcionar como elemento de fiscalização do executivo municipal, em especial, no que diz respeito as contas públicas
  • Fiscalizar a aplicação dos recursos públicos municipais e seu impacto no bem estar da população
  • Servir como elo de ligação entre a sociedade e o poder executivo, levando para o poder executivo as demandas e anseios da população
  • Entre os cargos eletivos, o de vereador é aquele que tem o maior contato com a população e por isso é cada vez mais solicitado e cobrado pelos eleitores.Para não decepcioná-los, você precisa estar preparado para assumir este papel, e gostar do que faz.

Não se trata apenas de saber como se candidatar a vereador em 2020, é preciso se você tem o perfil para exercer este cargo.

3 – O que é preciso para ser vereador em 2020?
Se você quer saber como se candidatar a vereador em 2020, precisa também precisa saber como conseguir se eleger, não é óbvio?

Pois bem, em primeiro lugar você precisa entender que uma campanha de marketing político, começa muitos meses antes da eleição propriamente dita, o período oficial de propaganda eleitoral.

A campanha eleitoral de 2020 já começou, e se você preenche os requisitos apresentados anteriormente, já está mais do que na hora de começar a sua campanha.

Você precisa montar a sua campanha de marketing político eleitoral, com bastante antecedência, e para isso precisará se estruturar, pois não há mais espaço para amadorismo nesta área.

Uma das alternativas mais baratas e ao mesmo eficientes nesta área, é contar com o apoio da Internet para conseguir levar a sua proposta ao maior número de pessoas possível, e criar um canal de debate direto com seus eleitores.

A principal ferramenta para isso, são as redes sociais, que ganham cada vez mais importância no cenário eleitoral. Mas você não pode usar as redes sociais de maneira panfletária, se limitando a fazer postagens sem gerar engajamento real com a sua base eleitoral.

A coisa precisa ser feita de maneira profissional, até mesmo para evitar que a sua atuação nestes canais não acabe se voltando contra você, em função da inexperiência no uso das mídias sociais.

Por isso, a melhor coisa a fazer é contratar uma boa empresa especializada em consultoria politica e pesquisa, para poder entender como isso funciona e preparar a sua equipe.

Agora que você já tem uma ideia inicial sobre como se candidatar a vereador em 2020, é uma questão de se organizar, planejar a sua campanha e trabalhar muito para atingir o seu objetivo.



INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA - IBP

Contato: (47) 9 9262-4189

E-mail: [email protected]

Fonte: Eleitor Online

Carlos Trapp

Acesse meu blog aqui: www.carlostrapp.com
Meus vídeos: www.youtube.com/user/carlostrapp/videos
Meu Face: Carlos Osmar Trapp

VOltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: