Cafeterapia

Divulgação

Hoje tenho um convite muito especial para você!

Dando continuidade ao trabalho voluntário pela campanha Janeiro Branco, a partir da próxima sexta, dia 12/03/2, voltaremos a fazer lives semanais, a convite da Secretaria da Pessoa Idosa, de Balneário Camboriú.

O Projeto Cafeterapia foi desenvolvido em parceria com a Secretaria, a partir do mês de julho do ano passado (10/07/2020), para atender o público impossibilitado de frequentar o espaço onde eram realizadas inúmeras atividades voltadas para idosos. Dessa forma, a Secretaria da Pessoa Idosa adaptou-se, objetivando proporcionar aos idosos atividades on-line, cujo foco foi a manutenção da saúde mental durante a pandemia, minimizando os impactos que esse período poderia causar. Buscou ainda, realizar uma ação de conscientização sobre saúde mental, através de lives na página da Secretaria, no Facebook.

Ao longo de meio ano, desenvolvemos este projeto com muito carinho, através de práticas, exercícios e atividades que servem de recursos e ferramentas de prevenção, proteção, enfrentamento e combate ao adoecimento mental e emocional, abordando diversos temas:

  • Espiritualidade
  • Recursos
  • Atividades
  • Saúde mental
  • Prevenção ao suicídio, e muitos outros.

Buscamos atender algumas das sugestões do Guia com Cuidados Para Saúde Mental Durante Pandemia de Covid-19, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que apresenta dicas para enfrentar consequências psicológicas e mentais do novo coronavírus; doença que está gerando estresse na população afetada pelo risco de contaminação, incerteza, isolamento social e desemprego entre outros motivos; em que consta:

Idosos, cuidadores e pessoas com problemas de saúde 

22. Idosos, especialmente em isolamento social e aqueles com problemas cognitivos como demência podem se tornar ansiosos, estressados, com raiva, agitados e distanciados durante a quarentena.

Ofereça a eles apoio emocional por meio de redes familiares ou de agentes de saúde.

23. Partilhe fatos simples sobre o que está acontecendo com informações claras a respeito da redução de riscos e infecções em palavras compreensíveis para quem tem barreiras de entendimento.   Repita a informação sempre que necessário.  As instruções precisam ser claras, concisas e respeitar o estilo do paciente. Talvez seja útil colocar a informação em escrito ou em pinturas e figuras. Envolva a família e outras redes de apoio no fornecimento das notícias e de medidas de prevenção como a lavagem de mãos.

24. Se você tem alguma doença ou síndrome, certifique-se de que seus medicamentos estão disponíveis para uso. Ative ainda seu grupo de amigos para pedir ajuda caso necessário.

25. Esteja preparado e informado, com antecedência, de como buscar ajuda, como chamar um taxi, ter comida entregue em casa ou pedir ajuda médica. E providencie medicamentos para duas semanas, caso necessário.

26. Aprenda exercícios físicos simples para fazer em casa todos os dias durante o isolamento e a quarentena para não reduzir a mobilidade.

27. Mantenha rotinas e tarefas regulares sempre que possível e crie novas num ambiente diferente. Entre elas atividades diárias, limpeza, canto, pinturas e outras. Ajude outros, vizinhos, amigos, crianças e pessoas em hospitais combatendo o covid-19, sempre que for Seguro, claro. Mantenha o contato com os entes queridos ainda que por telefone.

Independente da sua idade, todos estamos em certa medida, precisando cuidar da nossa saúde mental, uma dose de psicoeducação, e um café cai muito bem depois do almoço, concorda?

Então nossa equipe de voluntários aguarda sua presença em nossas tardes de sexta-feira, onde você pode comentar, tirar dúvidas, sugerir temas e estar tendo acesso a informações relevantes sobre autoconhecimento, doenças mentais, onde e quando procurar ajuda profissional, tratamentos, qualidade de vida, etc.,  para que tenhamos cada vez menos histórias tristes para contar e superar.           

Live todas às sextas-feiras às 14h com voluntários da Campanha Janeiro Branco Balneário Camboriú, na página da Secretaria www.faceboock.com/secretariadapessoaidosa

Até lá!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também