Por que é importante saber fazer um pedido?

29.08.2019

Foto: Divulgação

Fazer pedidos é uma das competências estratégicas mais efetivas que a gente pode desenvolver seja na vida pessoal quanto na vida profissional, ao mesmo tempo, fazer pedido pode parecer muito desafiador e isto acontece por várias razões:
 
  • Muitos dos valores que nos ensinaram e que são prezados na sociedade e nas empresas privilegia muito fazer sozinho, porque se você fizer tudo sozinho você tem mérito, tem valor quando você consegue se virar e consegue sem precisar da ajuda de ninguém os resultados que você espera.
  • Quando você pede claramente aquilo que você quer, corre o risco do outro dizer não e lidar com o não, dependendo das circunstâncias, pode ser difícil. É muito mais fácil ficar na posição de ataque, de julgar o que o outro está fazendo do que ter que lidar com a sua vulnerabilidade porque isto pode fazer com que você se sinta exposto.
  • Ter que lidar com o não do outro. Aprender a separar que o não do outro é um não para o que você está pedindo naquele momento e não um “não” para você. Mas o outro precisa entender aquilo que você quer! 
  • Medo de pedir e ter que se comprometer, receio de contrair uma “dívida” com o outro.
 
No entanto, o cenário agora é outro, estamos a bordo de uma nova era - a Revolução Tecnológica -  e a cada onda de inovação que passamos muda a sociedade, muda o nosso jeito de viver, trabalhar e se relacionar e por isso cada vez mais as relações interpessoais serão mais necessárias e valorizadas. E desenvolver a habilidade de fazer pedidos contribui no sistema de cooperação entre as pessoas.

Os pedidos precisam ser feitos de forma positiva e numa linguagem clara e específica – exemplo: quero receber um relatório do andamento do projeto todos os dias. Quanto mais claros formos a respeito do que desejamos obter como retorno, mais provável que o consigamos.

Também é importante saber que existe uma diferença entre pedido e exigência. Exigência é quando os ouvintes se sentem culpados ou punidos se não atenderem ao que foi solicitado. A empatia é o melhor caminho para um acordo e utilizando-se mais da empatia, poderemos mostrar ao outro que ele pode confiar ao mostrarmos o nosso desejo de que ele nos atenda somente se puderem fazê-lo de livre vontade. A empatia é o melhor caminho para um acordo!

“Vulnerabilidade não é ganhar nem perder. É ter a coragem de se expor, mesmo sem poder controlar o resultado.” (Brené Brown)

Fonte: Ana Paula Batistute

Ana Paula Batistute

Consultora de Processos Humanos: Coaching & Terapia Homeostase Quântica Informacional

Minha Missão
Eu ajudo as pessoas a se conectarem com sua essência, através do autoconhecimento e se superarem para ser, fazer e ter uma vida mais plena.​

www.anapaulabatistute.com.br

VOltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(47) 99262-4189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: