Conheça o Fisioterapeuta Herctor Schapiro e seu trabalho com terapias alternativas em SC

Autor: Laura do Amaral

11.04.2019

Especialista em terapias holísticas, o fisioterapeuta e educador físico e integrante do Comitê Olímpico Brasileiro, Hector Schapiro explicou sobre os benefícios e os cuidados que as pessoas devem ter ao procurar tratamento com terapias alternativas.

Herctor Schapiro, 68 anos, é Argentino, natural de Buenos Aires, radicado em Balneário Camboriú/SC. Ele trabalha com medicina alternativa há mais de 40 anos. Em Santa Catarina ele tem em sua maioria atletas e pessoas da terceira idade como pacientes. No Brasil, Hector já atendeu celebridades esportivas como: Maguila, Popó, Minotauro, Minotouro, Neimar e os árbitros de futebol, Heber Roberto Lopes e Sandro Meira Ricci.

Hector tem sua agenda cheia, até seu tempo para uma pequena entrevista tem que ser bem organizado, pois ele divide seus dias em atendimento nas cidades de Balneário Camboriú, Itapema e Região, ele atende em clínicas parceiras e também faz atendimento home care. Ele também divide suas atividades entre palestras e cursos que oferece pelo Brasil. 

Schapiro atendeu a comunidade esportiva de Balneário Camboriú durante 17 anos enquanto trabalhou na Fundação de esportes do munícipio. Em 2017, com as mudanças político-administrativas, Hector foi exonerado. Para não ficar afastado da comunidade, Hector atua como Bombeiro Comunitário no 13º Batalhão de Bombeiro Militar de Balneário Camboriú, onde também aplica seus conhecimentos em benefício da população.

Terapias 
O fisioterapeuta explicou que para cada pessoa é indicado um procedimento distinto. Ele trabalha principalmente com acupuntura, reflexologia, massagem holística, ventosas e auriculoterapia. “É preciso conhecer as necessidades de cada paciente para poder indicar o melhor tratamento, deve-se respeitar cada patologia. As terapias alternativas são indicadas para pessoas de todas as idades no tratamento de dores, ansiedade, vícios, e até compulsão por comida, entre outros”. Explicou Hector. 

Conheça um pouco de cada terapia:

Acupuntura é uma modalidade terapêutica milenar que utiliza agulhas e outros instrumentos para liberar substâncias químicas no organismo com efeito analgésico e/ou antiinflamatório e assim, aliviar dor e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças.

Reflexologia consiste em uma massagem que utiliza a pressão em pontos específicos dos pés e das mãos, que são correspondentes a órgãos e outras regiões do organismo. Tem como finalidade atuar como prevenção e como tratamento complementar de doenças e disfunções do organismo, através da pressão de zonas reflexas localizadas nos pés, nas mãos, nas orelhas ou na face. 

Terapia holística é um tipo de terapia que trata problemas e doenças a partir de uma visão global. A terapia holística, diferente de outras áreas terapêuticas, faz uma análise da pessoa como um todo.
O objetivo é ajudar o paciente a melhorar a qualidade de vida e chegar ao seu ponto máximo de equilíbrio físico, emocional e energético. 
As terapias holísticas podem tratar diversos problemas como insônia, medo, ansiedade, dores físicas ou musculares e bloqueios energéticos.

Ventosaterapia é tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade. 
A ventosaterapia é muito usada como forma natural para combater a dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante. Este tratamento é muitas vezes usado no tratamento da celulite, pois o aumento da circulação de sangue.

Auriculoterapia é um sistema independente da acupunctura e especialidade dentro da Medicina Chinesa. A aplicação não se restringe apenas ao tratamento das enfermidades através dos pontos auriculares, este sistema tem-se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias. Através da auriculoterapia podem ser tratadas cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de carácter funcional, enfermidades de carácter neurótico e psicótico: cefaleias, neurastenia, insónia e dor, etc. A auriculoterapia é provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos praticados na china.

Cuidados e precauções:
É de extrema importância que as pessoas busquem profissionais habilitados na área da saúde, que sejam graduados em nível superior ou técnico. Procure por indicações de outros médicos e informações nos conselhos regionais de cada cidade ou região, pois os efeitos de um tratamento mal feito podem ser desagradáveis.
Cada técnica apresentada pode apresentar efeitos colaterais, pois eles existem e são comuns, mas podem ser evitados. Consulte um profissional habilitado. 

Serviço: 
Você pode tirar suas dúvidas entrando em contato com Hector Schapiro pelo telefone e whatsapp 47 99965 6555 – Em Itapema, você pode agendar sua consulta pelo número 47 99731 1879 (MS Cabelo & Cia).

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(47) 99262-4189

© 2019 SANTA CATARINA NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: