São Francisco do Sul

Turismo

16/03/2019 09h07

São Francisco do Sul é um dos destinos turísticos mais visitados de Santa Catarina. A cidade respira história em seu conjunto urbanístico e arquitetônico, com mais de 400 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A ocupação da ilha onde se situa a cidade teve início em 1504 com a passagem do navegador francês Binot Paulmier de Gonneville. Os portugueses só apareceram no século seguinte, colonizando a região e fundando o primeiro povoado de Santa Catarina: Nossa Senhora da Graça de São Francisco do Sul (1658).

O município ainda preserva o clima tranquilo de outros tempos, apesar de possuir um dos mais importantes e movimentados portos do país. Além do Centro Histórico, outras atrações merecem ser apreciadas, como as praias, cachoeiras, manguezais, dunas, restingas, lagoas e florestas de Mata Atlântica.

ECOTURISMO E ESPORTES DE AVENTURA
Trekking, Canyoning, Rapel, Cascading e Tirolesa

Morro do Pão de Açúcar
Trekking até o topo do morro (150 m), que possui vista panorâmica da Ilha de São Francisco do Sul e do Porto de Paranaguá, no Paraná. Via Expressa, entre o Porto e a Praia de Paulas (a 2 km do Centro).

Morro da Enseada
Trekking por escadaria até o cume do morro. Praia da Enseada.

Morro do Forte (Morro João Dias)
Trekking até o topo do morro, de onde se tem uma bela vista da Ilha da Paz e da entrada do canal da baía. No local, encontram-se 4 canhões de 1910. A subida também pode ser feita de carro. Praia do Forte, a 15 km do Centro.

Cachoeira do Camaleão
Rapel com 15 m de descida finalizando numa piscina natural. Ideal para iniciantes. Outras opções são as cachoeiras do Relógio, do Ribeirão Cacilda, do Salto do Júlio e da Grota Funda.


Surfe

Prainha
Boas ondas o ano inteiro.


Pesca



Um dos principais locais para a pesca do robalo.

Balneário de Enseada
Ótimo ponto para pesca de arremesso em costão, é farto em garoupas, badejos, pirajicas, anchovas, xaréus e outros peixes. Há também opções de pesca oceânica na região.


Escuna Maraike
Fone: (47) 3444-4390/9974-7266
www.escunamaraike.com.br

Marujo Amigo Ramos
Fone: (47) 3449-0875/9974-3986
www.marujoamigo.com.br


EVENTOS
Festas Típicas

Festilha – Festa de Tradições da Ilha
Com shows, apresentações culturais e gastronomia típica, celebra as tradições e o folclore de São Francisco do Sul. Em abril, à beira-mar e pelas ruas do Centro.


COMPRAS




Mercado Público Municipal
De segunda a sexta, das 7h30min às 18h30min; sábados, das 7h30min às 13h; domingos, das 8h às 14h.
Rua Babitonga, 65, Centro.

Casa Familiar do Mar
Avenida Dr. Nereu Ramos, 3.131, Rocio Grande.
Fone: (47) 3444-2316.


HISTÓRIA E CULTURA
Patrimônio Histórico Açoriano



Cariocas
Bicas públicas d’água que abasteciam a antiga vila. Apenas 3 continuam em funcionamento: a da Rua Benjamin Constant (com azulejos portugueses), a da Rua Marcílio Dias (em estilo colonial) e a da Rua Coronel Oliveira (construção original).



Forte Marechal Luz
Inaugurado em 1909 em substituição ao antigo forte, abriga também um museu. Dezembro a março, diariamente, 8h às 18h; demais meses, terça a domingo, 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.
Estrada Geral do Forte, s/n, Praia do Forte (15 km do Centro).
Fone: (47) 3442-2131.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça
Construção de 1699, chama a atenção entre os bens tombados no Centro Histórico da cidade.
Praça Getúlio Vargas, 180, Centro. Fone: (47) 3444-5093.

Museu Histórico de São Francisco do Sul
No prédio do século XVIII são preservados objetos, mapas e fotos sobre a história da cidade. Destacam-se 2 exemplares de moinho (um de cana e outro de mandioca) usados por imigrantes açorianos. Terça a sexta, 8h às 18h; sábado, domingo e feriados, 10h às 18h.
Rua Coronel Carvalho, s/n, Centro Histórico. Fone: (47) 3444-5443.

Curiosidades

Ilha da Rita
Durante a II Guerra Mundial, a ilha serviu de base para abastecimento de navios da esquadra brasileira. Atualmente, sedia a administração do Porto.

 TURISMO RELIGIOSO




PRAIA E NATUREZA

As de melhor infraestrutura são a da Enseada (ideal para famílias) e a de Ubatuba (onde acontecem competições de vôlei no verão). Para o surfe a mais procurada é a Prainha, que também tem vida noturna agitada. Competições náuticas acontecem no Balneário de Paulas. Já o Balneário do Capri tem como destaque um iate clube. As praias do Molhe e do Forte possuem mar aberto, a Bonita tem sambaquis e a Praia Grande é a de natureza mais preservada. As praias do Ervino, de Itaguaçu, do Calixto, da Figueira e dos Ingleses são outras boas opções.

Ilhas

Ilha da Paz
Além de possuir belas praias cercadas por costões rochosos, possui um farol construído em 1905. Arquipélago da Graça.

Ilha da Rita
Durante a II Guerra Mundial, a ilha serviu de base para abastecimento de navios da esquadra brasileira. Atualmente, sedia a administração do Porto.

Fonte: http://turismo.sc.gov.br/cidade/sao-francisco-do-sul/
Voltar ao Topo